Inflação do Carro tem a terceira maior alta do ano

10 de dezembro de 2010

Mais uma vez o aumento do preço do etanol provocou alta expressiva na Inflação do Carro da Agência AutoInforme. Em novembro a Inflação foi de 1,83% o terceiro maior aumento do ano. Agora o acumulado de 2010 é de 7,1%.

O álcool teve uma alta de 6,95% em novembro e 5,66% no ano. Os números não são tão expressivos, uma vez que outros itens, como bateria (+5,6%), e cambagem (+ 4,7%) tiveram aumentos parecidos no mês (e muito maior no ano – veja tabela).

Mas o segmento dos combustíveis é o que mais pesa na composição da Inflação do Carro, pois representa mais de 30% de todos os gastos do motorista. Por isso, qualquer alteração dos preços de combustíveis tem grande influência na inflação.

A mão de obra de oficina teve uma alta de 2,66% no mês e 5,83% no ano, já o preço da lavagem simples subiu 2,56% no mês e 7,14% de janeiro a novembro.
Ficaram mais baratos em novembro a pastilhas de freio (-1,89%), o filtro de combustível (-1,02%) e o filtro de óleo, cujo preço caiu 0,61%.

A composição da Inflação do Carro é feita com base na evolução dos preços de todos os itens que o motorista usa para andar e fazer a manutenção do seu carro: peças, serviços, combustíveis, impostos e seguros.