Kartódromo de Vespasiano encerra primeira temporada de provas

14 de dezembro de 2010

No último sábado (11) o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana mineira, encerrou a sua primeira temporada de competições oficiais com a última etapa da Fórmula Minas de Kart.

Neste primeiro ano da pista, que teve como ponto alto o GP Brasil, no mês de março, o espaço contou também com as etapas do Campeonato Mineiro e da Fórmula Minas de Kart. Dentre as competições com pilotos amadores o destaque ficou por conta do I Kart Endurance Jornal e TV Balcão e, com o Mineiro de Kart Amador, ambas as competições finalizadas no mês de novembro.

A Fórmula Minas, que já divulgou inclusive o seu calendário para a próxima temporada, teve em 2010 um pacote de participação que contava com equipamentos próprios para todos os pilotos e baixíssimos custos de participação. Pilotos que competiram no Campeonato Mineiro puderam, até mesmo, competir sem pagar nada.

O dia de competições começou com a corrida de apresentação da categoria Mirim. Sem tomada de tempos o grid dos pequenos foi sorteado. Logo no começo da prova Pedro Rosa assumiu a liderança e seguiu, muito tranquilo, por todas as voltas até a bandeirada da vitória. Isabela Zatti chegou em segundo e Airton Gil chegou na terceira posição.

A corrida da Cadete, que nesta competição tem o nome de Mini, teve Leonardo Resende largando da pole. Com problemas na partida o piloto caiu para a quarta posição. Contudo, muito determinado, o garoto conseguiu superar seus adversários em uma arrojada prova de recuperação e, ao final das 15 voltas da prova, venceu com mais de um segundo de vantagem para Gabriel Gonçalves, que chegou em segundo. Caio Miguel cruzou a linha na terceira posição.

A classe Speed, que reúne competidores das categorias Júnior, Novatos e Graduados teve um fato interessante. Quatro competidores participaram da bateria, mas, três deles foram excluídos da corrida por irregularidade técnica nos motores. Com isso, João Pedro Santanna foi o único a finalizar a corrida e, assim, ficou com a vitória.

Com o maior número de pilotos do sábado a categoria Master Super teve uma prova bastante movimentada. Logo na segunda curva um acidente envolvendo vários karts espalhou o pelotão. Leonardo Silva e Flávio Costa fugiram na frente enquanto que, os demais pilotos, brigavam pelas posições intermediárias. Apesar de ser o mais rápido da pista e registrar seguidas voltas mais rápidas, Bruno Fusaro se envolveu no acidente no início da prova e, com isso, terminou apenas na quinta posição. Silva venceu Flávio Costa em segundo e Fernando Buzzolo, em terceiro.

A última corrida do dia foi da categoria F-400. Nas primeiras voltas o pelotão se manteve compacto com todos os karts brigando pela liderança. Porém, com o passar das voltas, os dois primeiros colocados abriram em relação ao restante do grupo, que permaneceu lutando pela terceira posição. Renato Travassos até que tentou, mas, Sérgio Santana manteve-se firme na liderança e venceu a prova. Travassos cruzou a linha de chegada em segundo e Leonardo Belônia ficou com a terceira posição.

Foto: Fabíola Cadar – Divulgação.