Dakar Amarok Logbuch 10

4 de janeiro de 2011

Por: Carlos Lua direto de Córdoba.

Sainz abre a contagem
A primeira etapa do Dakar 2011 teve de tudo. Começou em um percurso muito rápido,estradas abertas, recebeu uma chuva torrencial e ainda enfrentou as montanhas ao redor de Córdoba. Teve mais também, a forma impecável da dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz do Race Touareg 3 -300. Uma dupla que desde que foi formada venceu todas as provas que disputou.

Um dia comprido
Comprido porque tinham chegado tarde de Buenos Aires em Victoria de onde saíram domingo cedo para fazer um deslocamento longo e entediante, principalmente para quem está querendo acelerar. Comprido porque a chuva que atingiu os líderes dos carros no meio da especial deixou tudo enlameado, fez aparecer rios de chuva na estrada e forçou os limpadores de pára-brisa ao seu extremo. Carlos Sainz  mesmo disse que “se não parasse de chover tão repente como começou, acho que ninguém teria limpadores funcionando até o final”  tal o esforço. E no final a especial ficou estreita com pedras nas bordas avisando que qualquer abuso seria duramente penalizado.

Uma missão cumprida
Em meio a “é só o primeiro dia”, “faltam ainda 14 dias”, “é muito cedo”, “os adversários estão por perto” se percebia uma satisfação pelo trabalho feito no projeto, execução e condução do Race Touareg 3. Afinal de contas 1m 31s de vantagem sobre Stephane Peterhansel, adversário de valor, é feito para ser comemorado sempre. Como também era motivo de orgulho para a Equipe Volkswagen ter colocado as duplas Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk em 3º , Mark Miller/Ralph Pitchford em 4º (todos os dois mantiveram suas posições de largada)  e Giniel De Villiers/Dirk Von Ziztewitz em 5º lugar, subindo três posições em relação à sua ordem de largada. Entre os 10 primeiros, portanto: quatro Volkswagen, quatro BMW, um Hummer e um Mitsubishi Lancer, aquele dos brasileiros Guiga Spinelli/Youssef Haddad.

Motos, Quadris e Caminhões
As motos não pegaram chuva e mostraram quatro da marca KTM nos quatro primeiros lugares com vitória do português Ruben Faria. Entre os quadriciclos dois checos nos dois primeiros lugares e entre os caminhões uma possível baixa de um dos favoritos o holandês DeRooy que voltou a sentir  dores nas costas.

Um passeio de 800 km em 9h30m de Amarok
Das quatro da manhã até o meio dia e meio as Amarok da Imprensa cruzaram tranquilamente as estradas argentinas forradas de torcedores. A chuva já as alcançou quando estavam paradas no bivaque, logo depois da chegada dos Race Touareg 3. Amanhã tem mais e essa é outra das boas notícias de hoje.

Acesse o vídeo do primeiro dia de competição. www.youtube.com/watch?v=YKGn2nb2LNM

Fonte: Textobras – Zarhi El Malek.  Fotos: Divulgação.

A coluna é redigida por Carlos Cintra Mauro, o Lua. Um dos mais respeitados jornalistas da área automotiva e eutomobilística,  iniciou  sua carreira na mídia pela publicidade. Engenheiro mecânico e apaixonado por automóveis, teve passagem pelo rádio (Jovem Pan), pela  Sport Tv onde editou o programa Linha de Chegada e hoje integra a equipe da Race TV (www.racetv.com.br).