Ford apresenta Focus Elétrico e propõe meta para o segmento

10 de janeiro de 2011

A Ford apresentou na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônica do mundo, que se realizou em Las Vegas, na última semana, o novo Focus Electric, carro totalmente elétrico, que será lançado no mercado americano no final de 2011.

Ao mostrar o novo modelo, Alan Mulally, CEO da Ford e um dos  principais conferencista da feira, previu que, em dez anos, as vendas globais da marca poderão chegar a um quarto de veículos movidos a motores elétricos mais os híbridos e plug-in híbridos.

A contribuição da indústria automobilística mundial e não só da Ford, para aliviar a poluição do meio ambiente e reduzir o consumo de combustíveis fósseis ou renováveis que ganha espaço sobre a produção de alimentos, é o caminho da eletrificação dos motores de automóveis e outros veículos.

Se a previsão de Mulally vier a acontecer, representaria uma mudança sísmica de todo o setor, quase tão dramática como o deslocamento da indústria da fotografia a partir de câmeras de filme para o sistema digital ou das antigas fotocópias para a Xerox. Isso acontecerá de forma paulatina, pela melhoria da qualidade das baterias e, cada vez mais, menores preços no mercado.

O significado desse novo caminho é importante ser considerado pelo fato de que todas as montadoras têm grandes investimentos em engenharia, ferramentaria e fábricas fornecedoras que produzem componentes que não seriam mais necessários, em um carro totalmente elétrico. Esses componentes incluem aquecedores, bombas de água, eixos, diferenciais, tanques de combustível, linhas de combustível, bombas de combustível, componentes do sistema de escape, bombas de óleo, cárter, injetores de combustível, etc só para citar alguns.

O Focus elétrico será apresentado no estande da Ford no North American International Auto Show (NAIAS 2011) em Detroit, que estará aberto ao público de 15 a 23 de janeiro.