Volkswagen apresenta em Detroit maior Passat de todos os tempos

10 de janeiro de 2011

O Jetta, cuja última versão foi adequada mais do que nunca ao mercado norte-americano, é o carro de maior sucesso na América a contar com tecnologia alemã. O sucesso deste bestseller é seguido, agora, pela estréia mundial de um carro do segmento imediatamente superior – outro modelo desenvolvido pela Volkswagen especificamente para os Estados Unidos: um Passat completamente novo. Maior, mais confortável, mais eficiente e com mais qualidade do que nunca. A tecnologia e o estilo do carro se originaram na Alemanha, enquanto a Volkswagen of America foi responsável pelos conceitos adotados.

O sedã será feito na nova fábrica da Volkswagen nos Estados Unidos, em Chattanooga, estado do Tenessee. O lançamento no mercado começará em meados de agosto, com vendas antecipadas iniciando na metade de julho. A versão básica conta com um potente motor a gasolina, com cinco cilindros e 170 cv. Os outros motores oferecidos são um Clean Diesel extremamente econômico, com 140 cv e um seis-cilindros a gasolina com 280 cv, caracterizado pelo excepcional desempenho.

Apesar do novo Passat oferecer consideravelmente mais espaço e conforto, a Volkswagen conseguiu reduzir seu nível de preços em vários milhares de dólares, comparado à versão anterior. A futura versão de entrada ficará na casa dos US$ 20 mil (os preços definitivos serão anunciados em março). É muito difícil encontrar outro sedã deste porte (exatamente 4.868 mm de comprimento), oferecendo tal nível de tecnologia e qualidade, a preços comparáveis.

Ao mesmo tempo, o novo Passat estabelece novos parâmetros em segurança, conforto e respeito ao meio-ambiente.

Segurança: sistema de monitoramento da pressão dos pneus, programa eletrônico de estabilidade (ESP), ABS com assistência de frenagem, assistência de partida em subidas (Hill Climb Assist) nos modelos com câmbio manual e DSG, seis airbags e uma estrutura de carroceria extremamente segura se combinam para criar um eficiente sistema de proteção para os ocupantes do carro.

Conforto: neste aspecto, o espaço traseiro significantemente maior, controles perfeitamente projetados e as características específicas para uso em longas viagens são características que destacam o novo Passat de seus competidores.

Ambientalmente amigável: como o Passat TDI, o silencioso sedã é capaz de rodar mais de 18,2 km/l – o melhor desempenho em economia de sua categoria!

Características: todos os equipamentos-chaves são de série.  A Volkswagen oferecerá o Passat em três diferentes versões: S (1 e 2), SE (1 e 2) e SEL (1 e 2). Também há planos em andamento para o lançamento de uma versão do Passat SE com teto solar, ampliando o leque de ofertas para sete níveis diferentes.

A versão mais básica – o Passat S (1) – já oferece equipamento bastante confortável. Além dos equipamentos de segurança já mencionados, o carro oferece de série todos os vidros com acionamento elétrico, ar condicionado, vidro isolante, um elegante relógio analógico no centro do painel de instrumentos, controle eletrônico de velocidade (piloto automático), mostrador da temperatura externa com alerta de congelamento, sistema rádio-CD (com MP3 e entrada para áudio externo) e sistema Bluetooth para operação de telefone celular sem uso das mãos, com ativação pela voz. Naturalmente, o equipamento de série também inclui detalhes como fechamento das portas por controle remoto, abertura do portamalas do interior d o carro ou por controle remoto e vários suportes para copos.

O novo Passat é um carro especialmente silencioso. Além dos numerosos materiais de absorção sonora usados no veículo, o novo design do parabrisa com uma película acústica integrada ao vidro de segurança laminado também ajuda a isolar o interior dos ruídos externos.

Nas linhas de equipamento S (2), SE (1 e 2) e SEL (1 e 2), a Volkswagen produz o Passat com equipamentos específicos para cada versão, como rodas de liga com 16, 17 e 18 polegadas (algumas como opcionais), ajuste elétrico dos assentos, bancos em couro, volante multifuncional com acabamento em couro, rádio via satélite com tela sensível ao toque, sistema de som “Fender”, dois sistema diferentes de rádio-navegação, faróis de neblina com iluminação estática nas curvas, decoração em madeira, sistema de climatização automático, nova iluminação ambiente e sistema de partida do motor e fechamento das portas Keyless.

Fonte e Fotos: Volkswagen.