Dakar Amarok Logbuch 19

11 de janeiro de 2011

No GP de Copiapó Sainz vence pela quinta vez.

Por:  Carlos Lua, direto de San Francisco de la Selva de Copiapó – Chile.

A 9ª Etapa desse Dakar 2011 foi literalmente um Grande Prêmio, realizado em um circuito de 207 quilômetros (reduzidos dos originais 235) nas dunas que circundam o vale de Copiapó. Depois de 2h14min39seg cruzaram a linha, praticamente lado a lado (4seg de diferença apenas), os Race Touareg 3  302, da dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk, e 300 da dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz. Só que Carlos/Lucas tinham largado 2 minutos atrás de Nasser/Timo e, portanto, foram os vencedores deste numérico GP nas Dunas, no dia 11/1/11, mas Nasser mantém o seu Race Touareg em primeiro na geral. Em terceiro, completando o pódio mais uma vez, o VW Race Touareg o 308 de Giniel De Villiers/Dirk Von Ziztewitz, que ocupam também a 3ª posição na classificação geral.

Volkswagen 1º, 2º, 3º e 5º hoje e também 1º, 2º, 3º e 5º na geral
Sainz venceu pela quinta vez saltando, pulando (o maior pulo registrado pelos sensores do Race Touareg 3 de Carlos Sainz foi de 15,43 metros) e não economizando no ataque. Suas vitórias, somadas às três vitórias de Nasser, eleva o número de vitórias VW Race Touaeg 3 para oito contra apenas uma do seu maior rival, a dupla francesa Stephane Peterhansel/Jean-Paul Cottret do 301 BMW X3. Na briga pela classificação geral os três primeiros lugares da Volkswagen parecem seguros e o 4º, lugar ainda possível, está a uma hora de distância da dupla Race Touareg  304, Miller/Pitchford.

E eis que chegamos a Fiambalá
Amanhã, depois de atravessar de volta os Andes (a apenas 4.750 m de altitude, contra os 4.860 metros da vinda) os competidores enfrentam a especial que não os deixa dormir sossegados desde o início: aquela das dunas brancas de Fiambalá. Dunas menores do que as de hoje, mas de areia muito mais fofa, quente e de uma quantidade razoável de fesh-fesh, localmente conhecido como guadal, aquela areia tipo talco. Sorte de quem parte atrás, já que mais uma vez o abre-ales sofre para encontrar o melhor caminho, como aconteceu hoje com Nasser que foi ultrapassado por Sainz no início (quando inclusive teve um pneu furado) e depois voltou a recuperar terreno na zona final das dunas.

Lá vem o Brasil, mostrando vocação nas dunas.
Jean Azevedo partindo no bloco da frente (as motos largaram em grupos) se perdeu junto com o líder Coma, mas mantém a 9ª posição geral e é líder em sua categoria. Guiga Spinelli/Youssef Haddad tiveram um dia melhor do que ontem, fizeram 8º e seguem em 9º na geral. Marlon Koerich/Edu Cavassin vão deixando a sua marca completando o dia em 16º lugar, subindo para 12º na geral e para o 1º lugar entre os estreantes, e já posso adiantar que tem gente de olho neles.

Amarok na especial
Mas o ponto alto de hoje foi a largada das Amarok da imprensa na especial, logo depois do último caminhão. Fizemos apenas os 10% iniciais do percurso, sofremos na pele as dificuldades e trazemos no corpo um cansaço dez vezes maior desses que já somam mais de 30 horas de competição desde a largada em Buenos Aires. Parabéns a eles e parabéns à Amarok que enfrentaram dois desafios concomitantes: os dunas e os marinheiros de primeira viagem.

Classificação geral Dakar 2011
1 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 16m 35s (2); 30h 56m 25s
2 Carlos Sainz/Lucas Cruz (E/E); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 14m 39s (1) + 3m 18s
3 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 23m 41s (3) + 55m 51s
4 Stéphane Peterhansel/Jean-P. Cottret (F/F); BMW X3 CC; 2h 25m 53s (4) + 1h 42m 48s
5 Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 29m 31s (5) + 2h 45m 19s
6 Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (PL/B); BMW X3 CC; 2h 31m 44s (6) + 3h 54m 08s
7 Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiuza (P/P); BMW X3 CC; 2h 51m 34s (10) + 5h 26m 28s
8 Christian Lavieille/Jean-Michel Polato (F/F); Nissan Proto; 2h 44m 34s (9) + 5h 52m 54s
9 Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BR/BR); Mitsubishi Racing Lancer; 2h 44m 11s (8) + 6h 01m 24s
10 Matthias Kahle/Thomas Schünemann (D/D); Buggy SMG; 2h 52m 44s (11) + 7h 43m 06s

Fonte: Textobras – Zarhi El Malek.  Fotos: Divulgação.

A coluna é redigida por Carlos Cintra Mauro, o Lua. Um dos mais respeitados jornalistas da área automotiva e eutomobilística,  iniciou  sua carreira na mídia pela publicidade. Engenheiro mecânico e apaixonado por automóveis, teve passagem pelo rádio (Jovem Pan), pela  Sport Tv onde editou o programa Linha de Chegada e hoje integra a equipe da Race TV (www.racetv.com.br).