Volvo aposta na segurança de seus carros elétricos

11 de janeiro de 2011

Em seu stande no Salão Internacional de Detroit, a Volvo Cars apresentou  um Volvo C30 elétrico vindo diretamente de um crash-test. A idéia foi mostrar a resistência do veículo aos visitantes.  “Nós somos os primeiros fabricantes de carros do mundo a mostrar os efeitos que um carro elétrico sofre após uma colisão”, diz Stefan Jacoby, Presidente e CEO da Volvo Car Corporation.

Manter a bateria e os cabos de alta voltagem intactos após um acidente é fundamental para a segurança a partir do momento em que esse tipo de sistema se torna mais popular entre os clientes. O C30 elétrico mostra como isso pode ser feito. Embora o veículo tenha sido submetido a um teste de colisão frontal à velocidade de 64 km/h (40 mph), os principais componentes elétricos foram preservados.

“Isso é extremamente importante não apenas para o motorista e os ocupantes do carro elétrico, mas também para os serviços de emergência”, diz Stefan Jacoby. “Nós acreditamos que nem todos os que estão lançando ou em processo de lançar carros elétricos estejam se focando tanto nos desafios de segurança como nós estamos. Mas a Volvo jamais vai comprometer as demandas de segurança”, conclui Jacoby.