GT Brasil terá calendário mais extenso e novos carros

13 de janeiro de 2011

Faltam três meses para a abertura da nova temporada do Itaipava GT Brasil. Tempo suficiente para a categoria cuidar dos detalhes que prometem fazer deste o campeonato mais interessante dos quatro anos de história, depois de superar recordes de inscritos, público, exposição na mídia e retorno aos patrocinadores em 2010. A primeira etapa do ano está marcada para o mês de abril, no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, em São Paulo (SP), dando início à nova fase do Itaipava GT Brasil.

O campeonato dos carros dos sonhos passou a ter dez etapas, duas a mais do que no ano passado, e ganhou novos circuitos, distribuindo as corridas por seis diferentes pistas brasileiras, mais uma etapa inédita na Argentina (em conjunto com a prova do Mundial FIA GT1). A primeira corrida da categoria fora do País está sendo negociada e poderá dar ao evento status de competição sul-americana, trazendo a chancela da CODASUR.

Além de manter na programação as pistas de São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR), o campeonato passará por Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Santa Cruz do Sul (RS). Com a movimentação nos autódromo começando um pouco mais cedo: a partir de quinta-feira, com a introdução de um treino livre extra, sem cronometragem oficial, criado para dar mais tempo de pista aos pilotos nesta temporada.

Um dos pontos mais importantes será a transmissão de todas as etapas em televisão aberta, ao vivo para todo o Brasil, pela Rede Bandeirantes. As provas também serão exibidas na internet pelo portal Terra, com reprises nas semanas seguintes ao evento nos canais ESPN Brasil e Speed Channel. “Fiquei muito animado com as novidades para o ano que vem”, comenta Valdeno Brito, atual campeão do Itaipava GT Brasil em parceria com Matheus Stumpf (foto abaixo).

“O calendário mais extenso, inclusive com a possibilidade de uma corrida na Argentina, e a nova transmissão pela Rede Bandeirantes permitirão que o campeonato ganhe ainda mais espaço. A cada ano que passa a categoria vai melhorando, ficando mais difícil e mais empolgante. Tenho certeza que 2011 será a melhor temporada que já tivemos”, acrescenta Valdeno Brito. O calendário oficial está sendo finalizado pela CBA e será divulgado em breve.

O formato de disputa continuará o mesmo, com duas categorias alinhando no mesmo grid de largada mas com resultados e pontuação separados, a Itaipava GT3 e Itaipava GT4. Completando a programação do Itaipava GT Brasil, o público presente às corridas terá ainda dois outros eventos de altíssima qualidade, garantindo emoção e entretenimento: o TNT SuperBike, com motos de 1000cc, e a novíssima Mercedes-Benz Grand Challenge.

A categoria criada nesta temporada utilizará os modernos Mercedes-Benz C250 CGI adaptados para competição. O novo campeonato será dirigido a pilotos não profissionais, permitindo equilíbrio entre os competidores e boas disputas, fórmula perfeita para quem deseja iniciar nas competições de alto desempenho ou para aqueles que contam com alguma experiência mas não desejam conviver com os níveis de exigência das categorias profissionais.

O Mercedes-Benz Grand Challenge, que em breve terá mais novidades divulgadas, estará presente em oito das dez etapas do Itaipava GT Brasil.