Definido calendário de competições do kart no Rio de Janeiro

25 de janeiro de 2011

A Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro divulgou o calendário do Estadual de Kart para 2011. Serão 10 provas, o dobro do ano passado. A largada para a primeira delas vai acontecer no dia 6 de fevereiro, no kartódromo de Volta Redonda. A última etapa, em rodada dupla, será nos dias 17 e 18 de dezembro. O regulamento deste ano possibilita a comemoração de três títulos, porque a disputa tem duas Copas. A primeira com quatro provas. A segunda, com seis.  O campeão de cada uma delas será conhecido após um descarte. O título do Estadual será definido após dois descartes.

O crescimento do número de provas e o calendário que se estende por todo o ano é resultado do bom momento do kartismo do Rio de Janeiro. Após sediar a primeira fase do Brasileiro, ano passado, o estado teve um número crescente de competidores em cada uma de suas cinco provas. Cerca de 90 pilotos participaram do campeonato em 2010, alguns de outros estados. “Houve uma época que o kartódromo do Rio recebia para treinos e disputas pilotos como Ayrton Senna, entre outros de renome. Queremos resgatar esta tradição”, afirmou o diretor de prova Ernesto de Abreu Filho.

O campeonato segue disputado por oito categorias – Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Sprinter, Sênior, F4 e F4 Open. A fim de promover a equivalência de equipamentos e privilegiar a competitividade, os motores das sete primeiras continuarão sendo sorteados e preparados pela RBC Preparações, empresa que atua nos mais importantes campeonatos de kart do país, o que também permite o barateamento dos custos. A F4 Open, para motores quatro tempos, é a única que terá preparação independente.

Confira o Calendário de 2011

1ª etapa – 6 de fevereiro
2ª etapa – 20 de março
3ª etapa – 01 de maio
4ª etapa – 29 de maio
5ª etapa – 14 de agosto
6ª etapa – 25 de setembro
7ª etapa – 30 de outubro
8ª etapa – 20 de novembro
9ª etapa – 17 e 18 de novembro (rodada dupla)

Foto: Luiz Pinheiro