Acidente faz equipe Ford se retiras do Rally do Ártico

26 de janeiro de 2011

A equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, que havia anunciado sua participação no Rally do Ártico, no próximo final de semana, cancelou o projeto de testes mais competitivos, isto é, em ambiente de prova, devido a um grave acidente no segundo dia de treinos.

A dupla Jarí-Matti Latvala e Miikka Anttila nada sofreu no acidente, a 150 km/h. O prejuízo maior foi o Fiesta RS WRC deixar de estrear na temporada 2011. Os reparos exigem grande trabalho da equipe. O carro foi inscrito no Rally do Ártico somente com o objetivo de testes, especialmente porque o piso de neve e gelo é muito semelhante ao que será encontrado na primeira etapa do Mundial de Rally, de 10 a 13 de fevereiro, na Suécia.
Segundo Malcolm Wilson, diretor da equipe Ford, “Estamos confiantes de que podemos concluir todo o trabalho de testes, agendado para esta semana mas, infelizmente,  precisamos sacrificar nossa presença na Lapônia, no Rally do Ártico. Assim que o carro ficar pronto, continuaremos com os testes para uma grande exibição no Rally da Suécia”, concluiu o dirigente.
Latvala explicou que o acidente aconteceu por um problema na sexta marcha. “Foi erro meu”, admitiu ele. “Tentei usar os bancos de neve para desacelerar o carro mas ele capotou, saiu da estrada e bateu em algumas árvores. O Fiesta RS WRC comportou-se muito bem sob o impacto e Miikka e eu escapamos ilesos. O fato de que a equipe pode consertá-lo e que podemos continuar a testar esta semana mostra quanto o carro é resistente”.
O Rally da Suécia, também primeira prova do WRC em 2010, foi vencido pelo Ford Focus RS pilotado por Mikko Hirvonen sob uma temperatura de -25º. O parceiro de equipe, Latvalla, também subiu ao pódio com a terceira colocação obtida.