Volkswagen apresenta novo XL1

27 de janeiro de 2011

A Volkswagem apresnentou o novo XL1, que, segundo a montadora alemã, terá consumo de combustível no ciclo misto de 111,11 km/l. O protótipo, cuja versão anterior, o L1, foi mostrada no Brasil no ano passado em outubro, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, está sendo apresentado internacionalmente no Qatar Motor Show.

Conceitualmente, o XL1 representa o terceiro estágio da evolução da estratégia da Volkswagen para criar um carro da classe 1-litro (capaz de rodar 100 km com um litro de combustível). Na entrada do novo milênio, o Prof. Dr. Ferdinand Piëch, atualmente diretor do Conselho de Supervisão da Volkswagen AG, estabeleceu a visionária meta de levar ao mercado um veículo de série feito para o uso diário que consumisse um litro de combustível a cada 100 quilômetros.

O XL1 atinge um nível de emissão de CO2 de 24 g/km, graças à combinação de uma estrutura extremamente leve (monocoque e peças adicionais em fibra de carbono), arrasto aerodinâmico muito baixo (Cd = 0,186) e um sistema híbrido plug-in que consiste de um motor diesel TDI com dois cilindros (35 kW/48 cv), um motor elétrico (20 kW/27 cv), transmissão de sete marchas com dupla embreagem e baterias íon-lítio. O resultado: consumindo 0,9 litro por 100 km rodados, o novo Volkswagen XL1 emite 24 g/km de CO2. Como se trata de um híbrido plug-in (as baterias podem ser recarregadas na rede elétrica doméstica), o protótipo XL1 também pode percorrer até 35 quilômetros usando apenas eletricidade, isto é, sem emissão alguma do ponto de vista operacional. A bateria pode ser carregada a partir de uma tomada dom&eac ute;stica convencional. Naturalmente, também é empregado um sistema de regeneração, que recupera energia durante as desacelerações e armazena o máximo possível dela na bateria, para ser reutilizada. Nesse caso, o motor elétrico atua como um gerador.

Apesar do alto nível de eficiência, os projetistas conseguiram criar um desenho de carroceria muito prático para o dia-a-dia, com assentos posicionados lado a lado, em lugar do arranjo longitudinal utilizado tanto no primeiro carro “1-litro”, em 2002, como no L1 apresentado em 2009.  No novo XL1, portas com abertura vertical, tipo asas, facilitam a entrada e saída do carro. Também contribuiu a manufatura de peças da carroceria com polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP), tecnologia empregada na construção dos carros da Fórmula 1. Mais uma vez, a Volkswagen conseguiu sucesso na redução significativa dos custos de produção, um passo importante para tornar possível a produção de uma série limitada do XL1. Juntamente com fornecedores, a Volkswagen desenvolveu e patenteou um novo sistema par a produção em CFRP, através do processo denominado aRTM (advanced Resin Transfer Moulding).

Para rodar à velocidade constante de 100 km/h, o protótipo necessita de apenas 6,2 kW/8,4 cv – uma fração do desempenho dos carros atuais (o Golf 1.6 TDI, com 77 kW e transmissão DSG com 7 marchas precisa de 13,2 kW/17,9 cv).

Rodando só com eletricidade, o XL1 precisa de menos de 0,1 kWh (82 Wh/km) para completar um percurso de um quilômetro. São valores-recorde.

Quando toda a potência do sistema híbrido é usada, o protótipo da Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em apenas 11,9 segundos. Sua velocidade máxima é de 160 km/h (limitada eletronicamente). E estes números não contam tudo: como o XL1 pesa apenas 795 kg, o sistema de propulsão não faz muito esforço para movimentá-lo. Quando é necessário usar toda a força, o motor elétrico, que pode fornecer 100 Nm de torque já ao arrancar, trabalha como reforço, ajudando o motor diesel TDI, que tem torque de 120 Nm . Juntos, os motores TDI e elétrico podem alcançar um torque máximo de 140 Nm.

Fonte e Fotos: Volkswagem.