Raikkonen Sakzenian vence em sua estreia na Cadete

31 de janeiro de 2011

Após três temporadas de aprendizado, muitas vitórias e títulos na categoria Mirim o piloto Raikkonen Sakzenian deu início no último sábado, em Interlagos – SP, à sua primeira temporada na categoria Cadete.

A classe, que atualmente reúne o maior número de competidores no kartismo brasileiro, atraiu 28 pilotos neste sábado para a abertura do Campeonato Paulista de Kart. Raikkonen, que treinou muito nesta pré-temporada, terá em 2011 o apoio técnico da equipe Canjica Racing, tradicional time do esporte em São Paulo.

As atividades oficiais desta rodada, composta pela primeira e segunda etapas do Paulista de Kart, foram realizadas neste sábado, dia 29. Na tomada de tempos Raikkonen não conseguiu extrair o melhor de seu kart e, na “volta do pneu”, acabou sendo atrapalhado por um retardatário. Assim ele registrou apenas a 13ª marca, com o tempo de 1m03s371.

Insatisfeito com o conjunto de seu kart a equipe de Sakzenian optou pela troca do motor, mesmo sob pena da perda de duas posições no grid da primeira bateria. Com isso, Raikkonen (Agraupe Racing / Red Bull / Birel)  alinhou seu kart na oitava fila do grid para a corrida.

Os problemas do piloto de Americana, porém, não pararam por aí. Na volta de apresentação um concorrente bateu em seu kart projetando seu equipamento no piloto da frente. O bico de seu kart se soltou e Raikkonen teve de parar recolocar a peça. Assim, ele de se posicionar ao final do grid quando a largada foi autorizada. Em uma prova de muita determinação o piloto de apenas oito anos fez ultrapassagens incríveis e, com muita garra, superou nada menos que 20 concorrentes para receber a bandeirada na oitava posição.

A segunda prova foi disputada à tarde. Sakzenian, mais uma vez, mostrou que seus anos de experiência na classe Mirim foram muito proveitosos para seu currículo. Largando da quarta fila o piloto rapidamente pulou para o primeiro pelotão onde permaneceu durante todas as voltas. Faltando duas voltas para fim, quando ocupava a terceira posição, o piloto se aproveitou da briga pela liderança entre Gregory Diegues e João Pedro Guim e acabou superando os dois e assumindo a ponta. Ele não mais perdeu o primeiro posto e comemorou bastante a sua primeira vitória na Cadete. Guim cruzou a linha na segunda posição e Juan Crespi foi o terceiro.

“Estamos muito felizes com o desempenho do Raikkonen este final de semana. Ele foi muito rápido, determinado e, mesmo quando esteve em uma situação ruim, conseguiu se recuperar passando mais de 20 pilotos. Começamos 2011 com o pé direito e acredito que poderemos ter muito sucesso mais uma vez nesta temporada”, analisou Fernando Sakzenina, avó do piloto.

Foto: Flávio Quick