Ford apresenta carro para abertura do Mundial de Rally

2 de fevereiro de 2011

Na próxima semana, de 10 a 13 de fevereiro, a Suécia vai ferver a -20 graus com a abertura do Campeonato Mundial de Rally, a mais difícil e exigente forma de se testar um carro de produção em série, patrocinada pela FIA. No ano passado, a primeira etapa do WRC, também na Suécia, foi vencida pela equipe Ford com Mikko Hirvonen e seu navegador Jarmo Lehtinen, tocando um Focus RS.

O Rally da Suécia foi disputado pela primeira vez em 1950, antes mesmo do interesse das montadoras participarem oficialmente e já foi conhecido como o Rally do Sol da meia noite. A base é a cidade de Karlstad com a expectativa, por parte da FIA,da maior cobertura de mídia em todos tempos nesta temporada 2011.

A novidade da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, é a estreia do Fiesta RS WRC equipado com motor de 1.6 litro, 4 cilindros, turbo com injeção direta, modelo EcoBoost que representa uma nova geração de força de tamanho reduzido, alta eficiência, e que combina a alta pressão com comando de válvulas duplo variável com o objetivo de maximizar a eficiência da combustão.

Baseado no modelo S2000, o novo Fiesta WRC recebeu mudanças no habitáculo e chassi e em peças que foram modificadas para serem mais leves e com maior resistência.  O carro tem tração integral e a caixa de câmbio de seis velocidades seqüencial, ambas as suspensões são McPherson, com amortecedores Reiger e pneus Michelin, além dos lubrificantes Castrol, que também patrocina a equipe, são outros detalhes do Fiesta RS.

Durante o período de desenvolvimento, desde o Rally de Monte Carlo, em janeiro de 2010, foram realizados mais de 11.000 km de testes em pisos de terra, asfalto, neve e gelo, o equivalente a duas temporadas completas de WRC. A equipe Ford variou os pisos de teste em diversos países como Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Suécia.