Brasileiro de Marcas terá trabalho voltado à base do automobilismo nacional

9 de fevereiro de 2011

A partir desta temporada o Campeonato Brasileiro de Marcas será realizado pela Vicar Promoções Desportivas, que pretende, ao lado da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), resgatar a grande rivalidade entre as montadoras do país. Serão oito etapas, passando pelas principais cidades do território nacional, com transmissão ao vivo pela RedeTV. A competição terá outro papel importante ao fortalecer a base do automobilismo nacional e incentivar as disputas regionais.

Convidada pelo presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, a Vicar apresentou o projeto aos presidentes de cinco federações que têm disputas locais de marcas: Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo,. No encontro realizado na sede da entidade, no Rio de Janeiro, Carlos Col, representante do Conselho da Vicar, apresentou o projeto em detalhes, dando enfoque para este trabalho direcionado aos pilotos locais.

A reunião durou mais de cinco horas e foi considerada muito proveitosa, com muitas sugestões e troca de idéias no sentido de trabalhar firme para o fortalecimento da base. A meta é qualificar os profissionais, aumentar as perspectivas dos que querem subir para a categoria principal de turismo, além de auxiliar no relacionamento com patrocinadores, cultivando a cultura do patrocínio ao esporte a motor.

Uma das definições do encontro é o novo formato das etapas do Campeonato Brasileiro: a cada praça o Campeonato de Marcas Regional será convidado a participar da programação oficial, sendo mais uma atração do final de semana. Na última etapa do Brasileiro, em Curitiba, as federações indicarão os dez melhores pilotos para a decisão de um título nacional, como se fosse a Série B, criando motivação extra aos concorrentes dos torneios regionais e, por consequência, o fortalecimento da base do automobilismo de turismo.

Outras novidades incluem nomes consagrados do automobilismo brasileiro. O tricampeão da Stock Car Chico Serra será o patrono do evento, a convite da Vicar, e trabalhará em conjunto acompanhando o certame e fazendo palestras para os pilotos dos regionais. A equipe Officer ProGP, de Duda Pamplona, também fará palestras, inclusive com engenheiros do exterior, sobre técnica e organização de equipes.

A colaboração entre organizadores e competidores também sairá do âmbito das pistas: o departamento de Marketing da Vicar dará treinamento para a busca de patrocínio, auxiliando também na confecção de todo o material necessário.

O calendário de 2011 é o seguinte:

29/05 – Curitiba (PR)
12/06 – Tarumã (RS)
17/07 – São Paulo/Alternativo
31/07 – Rio de Janeiro (RJ)
21/08 – Velopark (RS)
25/09- Rio de Janeiro (RJ)
30/10 – Brasília (DF)
20/11 – Curitiba (PR)