Categoria Pró Etanol ganha destaque no Rally Barretos

9 de fevereiro de 2011

Em cumprimento as ações “ecologicamente corretas”, a tribo do rali também faz a sua parte. No segundo semestre de 2010, nasceu a categoria Pró Etanol (carros), que de imediato ganhou adeptos e provou a competitividade dos veículos movidos a etanol.

No 5º Rally Barretos, que acontece nos dias 25 a 27 de março, a Pró Etanol começará a ganhar “peso”. Mais competidores se juntarão as duplas Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, e Klever Kolberg e Flávio França, que no Rally dos Sertões, aceleraram picapes a etanol, e disputaram “metro a metro” a liderança da competição, com vitória de Spinelli e Haddad.

Para o piloto e preparador de carros, Maurício Neves, da Pro Macchina, hoje, a categoria é uma realidade, com veículos que custam muito menos do que os Protótipos e são tão competitivos quanto. “O diesel dominou por mais de dez anos, mas agora, o etanol tem uma chance”, comentou Neves, que os denominou de L200 Protom. “O carro usado passa por uma profunda transformação, tornando-se resistente, leve, confiável, competitivo, barato e ecologicamente correto. Desta forma, a picape utiliza uma palavra que junto com o etanol está super em alta, que é ‘reciclar’, e é isso que estamos fazendo com as L200 mais antigas, que estavam sem uso aqui na oficina”, contou ele.

Para o Rally Barretos, Neves engrossará a categoria Pró Etanol com mais três carros, porém, a expectativa é que este número chegue a nove, até a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. O piloto Luiz Carlos Nacif e o navegador Humberto Ribeiro, já viveram a experiência de acelerar a L200 Protom. “Na época ela estava em testes, e agora, teremos novas evoluções. Quero testá-la exaustivamente para que fique bem ajustada por toda a temporada 2011”, disse Nacif.

Neves ressalta, que a performance não depende somente do veículo, e sim, da dupla que o conduz, afinal, é o conjunto que faz a diferença. “Mas, analisando o desempenho da Protom em todas as avaliações realizadas em provas, estou contente”, encerrou.

As inscrições para o 5º Rally Barretos podem ser feitas pelo site www.proesportebrasil.com.br.

Foto: Doni Castilho/Dfotos