Fim da briga Ford X Ferrari

11 de fevereiro de 2011

A Escuderia Ferrari decidiu mudar o logotipo do seu monoposto, para a temporada 2011, apresentado por Massa e Alonso no mês de janeiro. Agora, ele passará a se chamar F-150th Itália e não somente F-150, mesmo nome da pick-up da Ford, lançada em 1975, e seu maior sucesso de vendas nos Estados Unidos.

Em comunicado, a Ferrari disse que a Ford teve uma “reação exagerada” ao fato e denunciou a empresa italiana em um tribunal de Detroit por “violação de marca registrada” e em uma nota oficial afirmou que a escuderia “usurpou” o nome da F-150, um dos modelos da montadora americana.
A idéia da Ferrari era homenagear os 150 anos da unificação da Itália, data comemorada em 2011, nos seus carros da Fórmula-1. Dessa forma, o logotipo empregado pela escuderia não será mais abreviado e será pintado por inteiro: F150th Itália.

O comunicado da Ferrari foi sóbrio e definitivo mas, também, irônico: “A designação (F150) nunca foi e nem nunca será usada como o nome de um produto comercial disponível – na verdade, definitivamente, nunca existirá um carro de produção monoposto”.

Para encerrar o assunto, o comunicado concluiu: “apesar disso e para provar que está agindo de boa fé e que opera de forma totalmente correta, a Ferrari decidiu que, em todas as áreas de operação, a versão abreviada será substituída pela versão completa, Ferrari F150th Italia”.