Mikko Hirvonen vence primeira etapa do mundial de Rally

14 de fevereiro de 2011

O finlandês Mikko Hirvonen, a exemplo do que aconteceu no ano passado, pilotando o Ford Focus WRC, venceu a primeira etapa do campeonato mundial de Rally de 2011, enfrentando temperaturas de 20 graus negativos, sob neve, baixa visibilidade e no difícil piso de gelo da Suécia e Noruega, com o New Fiesta RS WRC, motor Ecoboost 1.6 turbo. Pela primeira vez uma prova do WRC foi disputada em dois países – Suécia e Noruega.

Para a equipe Ford foi um resultado extraordinário: o pódio inteiro pertenceu à marca americana, com Mads Ostberg em segundo, a 6.5 s e o terceiro posto para o outro piloto oficial, Latvala, a 34s, todos com o New Fiesta RS WRC.

O Fiesta de Hirvonen, da equipe Ford Abu Dhabi World Rally Team, conquistou a liderança da prova durante a segunda etapa, no sábado, ao atacar o norueguês Mads Ostberg que também pilotou um dos Fiesta RS. Tirou 14.8 segundos de diferença e terminou o dia com apenas 0.3 s de vantagem. O campeão Sebastien Loeb, não conseguiu passar do nono lugar.
Petter Solberg, da Citroen, foi o único piloto não Ford a se intrometer na luta pelos primeiros lugares da etapa da Suécia. Conseguiu se manter no terceiro posto, mesmo com uma penalização de 10 segundos. Terminou o sábado a 31 segundos do líder.

Jari-Matti Latvala da equipe Ford WRC terminou o dia na quarta posição, a 13 segundos de Solberg. Destaque do dia foi o abandono de Henning Solberg, que capotou o seu Ford Fiesta WRC.

No domingo, Hirvonen pisou fundo e conseguiu a fuga para a vitória, sua 13ª, em provas do mundial de rally. Nas últimas especiais sofreu novo ataque de Mads Ostberg, também de Fiesta RS, mas conseguiu manter a diferença de 6.5 segundos. Latvala fechou o trio Ford no pódio com o terceiro lugar a 34 s. A seguir, 4º, 5º e 6º lugares para os DS3 da Citroen com, Sebastien Ogier a 47.7s, Petter Solberg a 1m31.2s e  Sebastien Loeb a 2m30.3s

A novidade da temporada foi o “power stage” (uma última especial muito rápida) que premiou com 3, 2 e 1 ponto, os três primeiros, respectivamente, Ogier, Loeb e Latvala.

Classificação Final do Rally da Suécia

1.  Mikko Hirvonen      Ford     3h23m56.6s
2.  Mads Ostberg        Ford         a 6.5s
3.  Jari-Matti Latvala  Ford        a 34.0s
4.  Sebastien Ogier     Citroen     a 47.7s
5.  Petter Solberg      Citroen   a 1m31.2s
6.  Sebastien Loeb      Citroen   a 2m30.3s
7.  P-G Andersson       Ford      a 6m22.0s
8.  Kimi Raikkonen      Citroen   a 7m02.3s
9.  Matthew Wilson      Ford     a 10m11.5s
10.  Khalid Al Qassimi   Ford     a 10m31.1s

Foto: Divulgação.