Temporada 2011 do automobilismo carioca tem início nesta semana

16 de fevereiro de 2011

O início do Estadual de Automobilismo do Rio de Janeiro será no fim de semana, no autódromo de Jacarepaguá. No sábado, além dos treinos livres, acontece a tomada de tempos, para as duas categorias que compõem a disputa: Marcas e Super Light. No domingo, acontecem as duas primeiras provas da temporada. O calendário de 2011 vai ter 10 rodadas duplas, com a última delas marcada para 13 de novembro

Como na temporada passada, a competição será dividida em três fases. Na primeira delas, da primeira até a oitava provas, os pontos terão peso 1. Na segunda, entre a nona e 14ª corridas, os pontos serão multiplicados por 1,5. Na terceira fase, entre a 15ª e 20ª provas, os pontos passarão a ter peso 2,5. Em cada uma destas fases haverá o descarte de um resultado.

Além do ponto extra para o pole position da primeira prova do dia, haverá mais um ponto para o dono da melhor volta de cada uma das duas corridas da etapa. Vale lembrar que a formação do grid da segunda disputa de cada rodada leva em conta o resultado da prova anterior, sendo que os seis primeiros têm a ordem invertida. Ou seja, o sexto larga na pole, com o vencedor e o segundo colocados dividindo a terceira fila do grid.

Outra medida que visa aumentar a competitividade é a entrada do safety car, por uma volta, na metade de cada prova, para que o grid volte a ficar compacto. Os pilotos que ocupam as cinco primeiras colocações neste momento também ganham pontos extras. O líder recebe cinco, o segundo, quatro, e assim sucessivamente, com o quinto colocado recebendo um ponto.