Atividades de pista começam nesta quarta para GP Nacional de kart

22 de fevereiro de 2011

A partir desta quarta-feira, dia 23, o Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano – região metropolitana mineira, se tornará a capital nacional do kartismo brasileiro até o próximo sábado (26). Neste período a pista, uma das mais completas do país, sediará a edição 2011 do GP Nacional de Kart. Estarão em disputa dez categorias das quais se destacam a Graduados, Sênior, Super Master e F-400, classes que terão nesta mesma pista, no mês de julho, a realização da etapa única do Campeonato Brasileiro da modalidade.

A movimentação no kartódromo teve início hoje com a chegada da maioria dos times de outros estados, além da acomodação de todas as equipes locais. Estão sendo esperados 90 competidores. Nesta tarde aconteceram o sorteio dos pneus e motores que serão usados em todas as atividades oficiais, assim como cada competidor teve de lacrar o chassis que irá utilizar no evento.

Nesta quarta-feira todas as categorias poderão participar dos treinos livres que serão divididos em duas sessões de 25 minutos. Desde amanhã, até sábado (26), toda a programação do GP Nacional será dividida em dois turnos, fazendo desta forma que pilotos e equipes não tenham de permanecer durante todo o dia na pista. Na parte da manhã terão suas atividades as classes Mirim, Cadete, Júnior Menor e Júnior. No período vespertino farão suas atividades a Super Cadete, Novatos, Graduados, Sênior “A”, Super Master e F-400.

Um dos grandes diferenciais do GP Nacional está ligado à parte técnica dos karts. Nesta competição todos os pilotos são obrigados a utilizar motores sorteados pela organização. Isto significa que uma única empresa, no caso a RBC Preparações de  Motores, equaliza e fornece os propulsores de todas as categorias. Com esta medida, além de aumentar em muito a competitividade do evento, os custos são reduzidos uma vez que o atleta não precisa ter um motor próprio para as corridas.

No restante da semana a competição seguirá com mais uma sessão de treinos livres e a tomada de tempos na quinta-feira (24), aquecimento e corridas pré-finais na sexta-feira (25) e, finalmente, aquecimento e finais no sábado (26). Os campeões do GP Nacional de Kart serão os respectivos vencedores das corridas de sábado.

Foto: Flávio Quick