New Fiesta é destaque no ranking dos 10 melhores carros “verdes”

22 de fevereiro de 2011

O New Fiesta faz parte da lista dos 10 carros mais “verdes” de 2011 divulgada pelo Conselho Americano para Economia e Eficiência Energética, organização sem fins lucrativos que avalia todos os veículos vendidos nos Estados Unidos. O novo carro global da Ford, equipado com o motor Sigma 1.6 produzido em Taubaté, SP, com bloco e cabeçote de alumínio e 16 válvulas de duplo comando variável, aparece à frente de diversos modelos elétricos e híbridos.

Nas medições feitas segundo os padrões da agência ambiental americana (EPA), o New Fiesta apresentou um rendimento de 17 km/l com gasolina na estrada. O design aerodinâmico, a transmissão aprimorada e a direção elétrica são outros fatores que contribuem para o seu desempenho eficiente, econômico e sustentável.

O 14º ranking ambiental anual divulgado pela entidade destaca que, com a chegada de novos híbridos e elétricos, a variedade de veículos da linha 2011 é a maior já vista em termos de tecnologias e combustíveis no mercado norte-americano. A presença do New Fiesta e outros veículos a gasolina na lista, segundo o relatório, mostra que os fabricantes têm trabalhado seriamente para torná-los mais econômicos, com refinamentos na transmissão, redução de peso e motores sofisticados a combustão.

Na montagem do ranking, os analistas avaliam não só a emissão de gases e o consumo de combustível dos veículos mas também a produção e o descarte de materiais usados na sua fabricação, como por exemplo as baterias. A organização mantém no seu site – http://greenercars.org – a classificação de carros de diversas categorias, desde hatches e sedãs até picapes e utilitários esportivos, o chamado “Green Book”. O objetivo é orientar os consumidores a escolher seus veículos pensando no desempenho ambiental.