João Maistro vai largar da sétima fila em Santa Cruz do Sul

26 de fevereiro de 2011

O primeiro treino classificatório da temporada não foi como o esperado para muitos pilotos da F-Truck. O Autódromo Internacional de Santa Cruz experimentou as quatro estações do ano em um único dia, e trouxe problemas para muitos pilotos e equipes.

Os treinos começaram com a pista molhada, e uma chuva insistente. Os primeiros a experimentar o piso tiveram problemas, como foi o caso dos pilotos Wellington Cirino e Pedro Muffato, que acabaram na mureta de segurança, mas sem grandes danos. “Por mais que se tenha um caminhão preparado para as condições de chuva, a participação acaba sendo uma loteria” disse Marcio Moreno, preparador da Clay Truck Racing.

O piloto João Maistro #14(GHIRO’S / MARINGÁ SOLDAS / FERSA) foi um dos primeiros a experimentar o asfalto molhado: “O piso estava extremamente escorregadio, e preferi a cautela. Além disso, o ponto do circuito onde aconteceram os dois primeiros acidentes tinha muita lama, o que exigia ainda mais atenção, principalemente na hora de acelerar. Temos um bom caminhão, estivemos muito bem nos treinos de sexta-feira, e por conta disso preferimos ir com calma”. Maistro mostrou toda a habilidade no piso escorregadio, o que rendeu elogios dos experientes Eduardo Homem de Mello e Téo José, comentarista e narrador da categoria, respectivamente.

Depois de várias interrupções para retirada dos veículos e limpeza da pista, o sol resolveu dar o ar da graça. “A pista foi secando, e os caminhões que foram rodando a partir da segunda metade do treino tiveram melhores condições, então os tempos nem podem ser considerados”, declarou Gê, também preparador de Maistro. De fato, a partir da segunda metade do treino, os tempos foram baixando considerávelmente, e alguns optaram até pela utilização de pneus de piso seco.

“As previsões estão apontando um domingo de sol, e estamos bem preparados. Nosso objetivo agora é fazer uma boa largada, sermos rápidos desde o início. Se observarmos bem o grid, vários caminhões que estão largando para trás de mim são muito rápidos, então serei bastante cuidadoso sem deixar de ser agressivo. Sei que temos um bom equipamento e boas chances, vamos aproveitar ao máximo isso”, disse Maistro, confiante.

A largada está prevista para as 13h deste domingo, com transmissão em HD (Alta definição) para todo o Brasil pela Band.

Foto: André Santos/Divulgação.