Exemplo de garra e determinação, Helena Deyama mostra a força da mulher e faz bonito entre os homens

7 de março de 2011

Ao longo dos últimos 16 anos, a piloto Helena Deyama foi conquistando seu espaço em um mundo dominado pelos homens. Pioneira entre as mulheres no off-road, a piloto paulista vem escrevendo seu nome na história do esporte e arrebatando fãs e admiradores, que se espelham em seu exemplo de muita garra e determinação para atingir seu objetivo. Através do rali, e dos cursos que ministra de direção defensiva e mecânica básica para mulheres, Helena mostrou para o público feminino que é possível desempenhar papéis, até então exclusivos dos homens.

Segundo Helena, as mulheres estão em alta, conquistando cargos cada vez mais importantes, e cita como exemplo a eleição da presidente Dilma Rousseff. “Estamos em uma época que temos até uma mulher na presidência pela primeira vez. Acho que nós que atuamos nessas áreas até então exclusivas dos homens, possamos servir de exemplo, para que cada vez mais mulheres se destaquem em todos os setores. Elas têm capacidade para isso, porém muitas vezes é uma característica feminina se retrair um pouco, elas sabem que pisar em um universo masculino é um desafio, que serão cobradas. Por isso, esse é o meu trabalho, servir de exemplo e motivação”, relatou.

Helena comemora o fato de aos poucos, estarem surgidos novos nomes femininos no automobilismo. “Ainda são poucas mulheres, mas eu sinto que elas têm vontade. Percebo isso nos cursos que eu ministro, as pessoas comentam, querem saber como eu consegui, saber o que é preciso, e eu explico que tem que ter muita dedicação, como em qualquer outra área. Sou a prova que é possível, e elas se espelham nisso. Hoje temos duas mulheres na Fórmula Truck, tem a Bia Figueiredo na Fórmula Indy, então acredito que no rali também vamos seguir nessa crescente”, disse.

Foto: Eliseo Miciu/Divulgação