Sébastien Loeb vence no Mexico

7 de março de 2011

Após a etapa do sábado, a dupla francesa terminou liderando o Rally do México. Os dois Sébastien na frente, com Ogier levando uma mínima vantagem sobre Loeb. Logo atrás, em 3º e 4º, os pilotos da equipe Ford, Hirvonen e Latvala com o Fiesta RS WRC.

Concluídas as 19 etapas especiais disputadas no sábado, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, com o Citroen DS3 conseguiram 10.5s de vantagem sobre a outra dupla da equipe francesa, Sébastien Loeb e Daniel Elena.
Loeb parecia estar no controle da prova até que seu Citroen DS3 teve problemas no início da 15ª especial o que o obrigou a fazer um reparo de emergência que lhe custou uma penalização de 50 segundos.

No entanto, o campeão conseguiu recuperar o tempo quando Ogier teve problemas no motor do seu carro que perdeu potência. O cenário para o domingo estava pronto: os dois franceses sedentos de vitória para recuperar os pontos perdidos na Suécia e a dupla da Ford Abu Dhabi, Mikko Hirvonen e Jarí-Matti Latvala permanecendo a uma certa distância, mas seguros do 3º e 4º lugares e em busca de posições no pódio.

Petter Solberg foi o nome do dia ao conseguir subir da 13ª posição, com a qual iniciou a etapa do sábado, e terminar em 5º na classificação, depois de uma série de melhores tempos nas especiais.
Enquanto isso, Matthew Wilson também abandonou, pois seu Fiesta RS apresentava problemas elétricos e o argentino Villagra teve problemas no freio de seu Fiesta.

Após dominar o rally no primeiro dia, Ogier sofreu um acidente de estrada e quebrou uma das rodas do DS3, abandonando a prova. Loeb que estava na briga pelo primeiro lugar ganhou a posição e avançou no tempo. A essa altura, a equipe Ford procurou se cuidar e marcar o maior número de pontos possíveis para o campeonato de construtores.

A disputa, agora, era enfrentar as três etapas especiais, antes do pódio final. Foram 29,13 quilômetros de especial em Guanajuatito e 24,59 km em Comanjilla e por fim 8,28 km de Power Stage em Guanajuato. Na etapa do Power Stage a vitória foi de Mikko Hirvonen que somou mais 3 pontos seguido de Peter Solberg (2) e Loeb (1).
O francês Sebastien Loeb (Citröen) venceu o Rali do México, ao terminar a segunda etapa do campeonato do mundo de WRC à frente da dupla finlandesa da Ford, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala.

Apesar da vitória de Loeb, que vence no México desde 2004 com Citroen, a equipe Ford continua na liderança do mundial de pilotos, com Mikko Hirvonen e no campeonato de construtores tendo colocado sete Fiesta RS WRC entre os dez primeiros que terminaram o rally.

A próxima etapa do Mundial é o Rally de Portugal de 24 a 27 de março, em piso de terra.

Classificação final do Rally do México 2011
1. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën DS3) 3h53:17.0
2. Mikko Hirvonen-Jarmo Lehtinen (FIN/Ford Fiesta RS) a 1:38.4
3. Jari-Matti Latvala-Miikka Anttila (FIN/Ford Fiesta RS) 2:23.9
4. Petter Solberg-Chris Patterson (NOR-GBR/Citroën DS3) 7:18.4
5. Mads Ostberg-Jonas Andersson (NOR-SWE/Ford Fiesta RS) 8:43.5
6. Henning Solberg-Ilka Minor (NOR-AUT/Ford Fiesta RS) 9:50.0
7. Nasser Al-Attiyah-Giovanni Bernacchini (EAU-ITA/Ford Fiesta) 13:21.5
8. Martin Prokop-Jan Tomanek (R.CHE/Ford Fiesta S2000) 13:35.0
9. Juho Hänninen-Mikko Markkula (FIN/Skoda Fabia S2000) 14:48.7
10. Federico Villagra-Jorge Perez-Companc (ARG/Ford Fiesta RS) 48:17.2