Álvaro Parente ingressa na McLaren GT como piloto de testes

11 de março de 2011

A McLaren GT contratou o piloto português Álvaro Parente para completar sua equipe no FIA GT.  Ao piloto serão confiados os primeiros ensaios técnicos nos quais novos componentes serão calibrados e as estruturas aerodinâmicas avaliadas pela primeira vez. Após isso novos  testes, desta vez mais intensos já estão agendados para Março e Abril.

“É uma grande honra ser seleccionado para a McLaren GT. Desde que recebi o convite do diretor de equipa da Vodafone McLaren Mercedes, Martin Whitmarsh, que me fizeram sentir uma parte importante da equipa e espero poder oferecer valiosas informações no desenvolvimento do carro. Sempre sonhei em pilotar um McLaren”, disse Álvaro Parente.

A equipe  McLaren GT  trabalha com fornecedores de tecnologia de Fórmula Um e inúmeras outras pessoas envolvidas neste projeto  têm uma vasta experiencia na F-1.

A partir de 2012, a McLaren Automotive e a CRS Racing fornecerão e apoiarão um número limitado de carros de GT3 baseado no McLaren 12C. O modelo é baseado  no chassis de carbono MonoCell da McLaren, que pesa apenas 75kg e é produzido num molde revolucionário de peça única. No carro de GT3 foram montados painéis de compósito específicos para competição e uma asa traseira fixa.

Será usado no 12C GT3 o mesmo motor 3.8 V8 biturbo semelhante ao carro de produção, afinado para competição. Uma nova caixa de velocidades desenvolvida pela Ricardo especificamente para competição será montada e operada através de um sistema de patilhas atrás volante criado para o efeito. Este sistema nada tem a ver com a transmissão de sete relações SSG de embreagem dupla Graziano fornecida na versão de produção do 12C.

A nova arquitetura eléctrica é fornecida pela McLaren Electronic Systems Limited, incluindo o painel eletrônico e o sistema de telemetria. A Bosch Motorsport fornecerá um novo sistema de ABS. Um novo pacote aerodinâmico foi desenvolvido de acordo com o regulamento GT3 pela McLaren Racing, incorporando um novo splitter, saias laterais, asa traseira, difusor e entradas de ar dianteiras.

Alé de Álvaro Parente, o gestor de projeto da McLaren GT, Andrew Kirkaldy, e o piloto de testes chefe, Chris Goodwin, lideram o desenvolvimento do 12C GT3 e um total de seis pilotos de testes estarão ao serviço da equipa em meados de 2011.

Fotos:McLaren/Divulgação.