Apresentado Brasileiro de Marcas

14 de março de 2011

A apresentação do Brasileiro de Marcas aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, em São Paulo. A competição tem a intenção de reestabelecer  a disputa entre os modelos das montadoras nacionais. Numa parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a competição terá oito etapas, pelas principais cidades do país e será mostrada em tevê aberta, pela RedeTV. A abertura da temporada ocorrerá no dia 29 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba.

Realizadora da Stock Car, a Vicar abraçou o desafio de promover um Brasileiro de Marcas forte, o que não acontece desde 1994. Agora, a Copa Petrobras de Marcas dará mais opções aos pilotos nacionais, bem como abrirá oportunidade para a revelação de novos pilotos na base do automobilismo brasileiro, através das disputas regionais.
Algumas das principais equipes do país estão confirmadas na competição, entre elas Full Time Sports, AMG Motorsport, Carlos Alves Competition Team, Bassani Racing, Serra Motorsport, ProGP.

O campeonato será disputado em 16 corridas, que ocorrerão em oito datas, nos principais autódromos do Brasil. Cada corrida terá duração de 25 minutos, o que possibilitará a participação opcional de duplas.
Estarão em disputa um título Brasileiro de Marcas e outro de Pilotos, além de torneios intermediários. Os campeonatos regionais de turismo em cada estado serão categorias suporte da Copa de Marcas. No último evento da temporada, haverá uma disputa entre os 10 melhores pilotos de cada campeonato regional de turismo. Sendo que o piloto melhor classificado receberá subsídio para competir na competição no ano seguinte.
O campeonato reunirá os modelos Honda Civic, Chevrolet Astra e Ford Focus, preparados para competição, que usarão pneus slick Pirelli e transmissão sequencial de seis marchas.

Com isso, prevalecerá a competitividade com custos operacionais baixos para equipes e pilotos. Os carros serão preparados a partir dos modelos de fábrica, respeitando todas as normas FIA, notadamente nos aspectos de segurança. Os apêndices aerodinâmicos serão fabricados em materiais compósitos.
Freios especiais de competição e a caixa de transmissão serão ingleses, das marcas AP e Xtrac, respectivamente, os mais usados nas principais categorias de turismo do mundo atualmente, como BTCC, WTCC e TC2000. Ainda a exemplo destas, a organização colocará a disposição dos concorrentes motores de 4 cilindros, com cerca de 280cv, preparados e equalizados por empresas independentes e renomadas como Cosworth e Berta S/A, alimentados com gasolina Petrobras Pódium e lubrificante LUBRAX. As rodas serão italianas de cubo rápido da marca OZ e os carros contarão também com macacos pneumáticos.
Os pneus oficiais da Copa Petrobras de Marcas serão da linha PZero, fabricados pela Pirelli, nas medidas 285/645-18 (Slick) e 285/645-18 (Rain). Ambas as versões são produzidas na unidade de Campinas, onde existe uma área dedicada a pneus de competição e conta com uma equipe altamente qualificada.
O calendário de 2011 é o seguinte:
29/05 – Curitiba (PR)
12/06 – Tarumã (RS)
17/07 – São Paulo/Alternativo
31/07 – Rio de Janeiro (RJ)
21/08 – Velopark (RS)
25/09- Rio de Janeiro (RJ)
30/10 – Brasília (DF)
20/11 – Curitiba (PR)