Entrevista – Marcus Vinicius
14 de março de 2011
Enquanto o Campeonato Cearense de Kart não tem início, vários pilotos se encontram nas tardes de sábado para os testes da pré-temporada de 2011. Um dos pilotos que tem participado das sessões é o atual campeão cearense na categoria F-240cc e Campeão Piauiense da categoria F-400.
Aos 15 anos, Marcus Vinicius começa o ano sabendo da dura realidade que encontrará nas pistas do Ceará e Piauí, quando será o piloto a ser batido, por isso não abre mão da exaustiva rotina que ocupa todo o sábado, no Kartódromo Júlio Ventura, localizado na cidade do Eusébio, no Ceará.
Foi na pista cearense que encontramos Marcos Vinícius em seu kart 77. Acompanhe agora uma entrevista, exclusiva, com o piloto que, nesta temporada, vai disputar o campeonato cearense na categoria F-400.
Acompanhe a entrevista.
Carros e Corridas – Como foi que você se interessou pelo Kart? Seu pai o influenciou ou isso veio naturalmente?
Marcus Vinícius – Meu pai (Marcus Carioca) e meu tio (Fernando) me apoiaram bastante. No começo eles corriam de kart e em um dia de treinos dei uma volta no kart, e meu pai resolveu investir em minha carreira como piloto.
C e C – Alguém de sua família tentou convencer você a não entrar para as corridas?
MV – Não! Antes eu corria de quadricíclo e minha mãe achava muito perigoso, mas no kart ela fica muito tranqüila. Hoje me apóia bastante.
C e C – Você se recorda da sua primeira corrida? Que emoções você sentiu nesse dia?
MV – Lembro sim, foi na quinta etapa do Campeonato Cearense de Kart no ano de 2009. Na largada fiquei um pouco nervoso, mais depois fui pra cima e conquistei meu primeiro pódio, chegando à frente de vários pilotos experientes.
C e C – E de sua primeira Vitória?
MV – Essa foi muito especial, fiz a pole e ganhei de ponta a ponta as duas baterias, foi uma sensação indescritível.
C e C – Porque competir no do Paiuí?
MV – Na verdade fui convidado, e ao chegar lá achei o campeonato muito interessante, meu chefe de equipe viu que eu precisava disputar outro campeonato para ter outro referencial.
C e C – Você aspira qual conquista no Kart Brasileiro?
MV – Ser campeão Brasileiro.
C e C – Qual o seu maior sonho como piloto?
MV – Disputar o campeonato brasileiro. Que se Deus quiser este ano vou realizar.
C e C – Alguma vez você teve medo em competir? Piloto pode sentir medo?
MV – Medo não! Fiquei um pouco nervoso na minha primeira corrida, mas desde lá é pé em baixo, precisamos acima de tudo confiar em Deus.
C e C – Quem você considera seu maior adversário nas pistas?
MV – Irei correr contra feras do kart nacional, mas com muito treino e dedicação posso competir de igual pra igual com eles.
C e C – Apesar da pouca Idade você tem que ser competitivo. Você consegue ter um bom relacionamento fora das pistas com os outros pilotos?
MV – Minha família me ensinou que onde estiver, tenho que ser amigo de todos, desde que iniciei no kart fiz vários amigos, como o Caio, o Pedro Porto, Anderson, Diego, Miguel, Breno, Zenaldo, todos os mecânicos e dirigentes, estes são apenas alguns dos meus amigos no kartódromo.
C e C – Você acha que os pilotos do Nordeste têm o devido apoio das empresas nordestinas ou ainda falta mais apoio para que os pilotos da região possam andar de igual aos do Sul e Sudeste?
MV – Graças a Deus tenho tido apoio dos meus patrocinadores desde o começo (Del Rio/ Gerardo Bastos/ Laredo Distribuidora / Fujicom) e que estão me apoiando até hoje, mas acho que as empresas deveriam investir mais no automobilismo cearense, pois temos grandes pilotos aqui no nordeste. Uma coisa que precisamos é de apoio para asfaltar a pista do nosso Kartódromo, para podermos treinar como os pilotos do sul que anda em verdadeiros tapetes.
C e C – O que você espera da temporada de 2011?
MV – A temporada vai ser emocionante. Agora os motores vão ser no pool, onde precisaremos mais ainda de treinos e muito acerto de chassi. Com Deus no coração, com o apoio da minha família, do meu preparador (Ju) e de toda sua equipe brigaremos por mais um título.
Fotos:Divulgação.