Ramos destaca a importância de testes na World Series

16 de março de 2011

Nesta quarta-feira (dia 16), 26 pilotos estiveram no circuito de Barcelona, na Espanha, para o segundo e último dia de testes coletivos. Como no dia anterior, a chuva marcou presença e o tempo esteve inconstante. Próximo ao horário do almoço, depois da chuva parar, os pilotos tiveram a oportunidade de andar com pista seca, bem como no início da sessão da tarde. Mas a chuva voltou no final do dia e encerrou mais cedo o trabalho das equipes.
O gaúcho Cesar Ramos, que faz sua estreia pela equipe Fortec Motorsports, foi o segundo mais rápido pela manhã. À tarde, quando ia colocar os pneus novos, a chuva caiu e o piloto não conseguiu voltar para a pista para melhorar o seu tempo. O mais rápido do dia foi o francês Jean Eric Vergne, da equipe Carlin.
“Pela manhã, estava chovendo. Depois parou e, próximo do horário do almoço, a pista secou. Todos os pilotos colocaram pneus slick e consegui registrar o segundo melhor tempo”, contou o brasileiro, atual campeão da F-3 Italiana.
“À tarde, a sessão recomeçou com pista seca. Saí com pneus velhos, porque a equipe queria continuar testando algumas coisas no carro, antes de colocarmos um novo jogo. Mas, a ameaça de chuva existia, e alguns times já colocaram logo os pneus novos e começaram a melhorar os tempos. Até ai, eu estava entre os cinco primeiros”, relatou o piloto de 21 anos.
“Quando voltei para os boxes, depois de algumas saídas, a equipe decidiu colocar o jogo novo, mas não deu tempo nem de sair novamente e a chuva já começou. Ninguém mais voltou pra pista. Então, não deu para ter muito parâmetro, mas foi mais um teste produtivo e de aprendizado. É importante também andar na chuva e, em condições iguais, conseguimos nos mostrar competitivos e andar sempre entre os mais rápidos”, finalizou Ramos, que sem poder voltar para a pista terminou em 14º.
A temporada da World Series terá início no dia 17 de abril, em Alcaniz, na Espanha. Na próxima semana (dias 22 e 23), os pilotos participam da última sessão de testes coletivos desta pré-temporada em Paul Ricard (Fra). Ramos terá ainda mais um dia de teste privado, em Monza (Ita), no dia 29.
A World Series é uma das categorias mais fortes da Europa e um dos últimos degraus para a Fórmula 1. O atual campeão Sebastian Vettel e o polonês Robert Kubica são alguns exemplos dos pilotos que passaram pela World Series.