Tempo inconstante e pista molhada marcam o 1º dia em Barcelona

16 de março de 2011

Vinte e quatro pilotos deram sequência nesta terça-feira (dia 15) aos preparativos para a temporada 2011 da World Series by Renault. A pista de Barcelona, na Espanha, recebeu o primeiro dos dois dias de testes coletivos da pré-temporada. A sessão foi marcada pelas condições de tempo inconstantes e os pilotos enfrentaram pista molhada.

O australiano Daniel Ricciardo, da ISR, registrou o melhor tempo do dia pela manhã. À tarde, o mais veloz foi o canadense Robert Wickens, da Carlin. O gaúcho Cesar Ramos, que faz sua estreia na categoria com a equipe Fortec Motorsports, fechou a última sessão do dia em quarto lugar. O resultado mostra a boa evolução do piloto, que na semana passada chegou a terminar um dos treinos em segundo lugar, na pista de Alcaniz, também na Espanha.

Os testes prosseguem nesta quarta-feira (16) e a previsão é de que o tempo continue apresentando as mesmas condições.

“Choveu bastante, foi o dia todo no molhado, mas mesmo assim deu para trabalhar e continuar o aprendizado com a equipe. Pela manhã, completei poucas voltas, porque a equipe esperava que as condições fossem melhorar à tarde. Além disso, a cada saída tinha uma bandeira vermelha e atrapalhava a volta. Como à tarde não melhorou, andamos um pouco mais, trabalhamos o acerto para o molhado e consegui terminar em quarto”, declarou Ramos, campeão de 2010 da F-3 Italiana.

Durante o treino, os pilotos testaram o novo composto dos pneus Michelin para chuva e o resultado surpreendeu. Os pilotos conseguiam uma ou duas voltas rápidas e depois o tempo subia muito. No molhado, normalmente o que acontece é o contrário.

“Alguns conseguiram passar os pneus novos em um momento melhor da pista e, com essa característica do novo composto, ficou ainda mais difícil ter um parâmetro exato”, relatou Ramos. “De qualquer forma, mesmo não tendo passado os pneus no melhor momento, acho que conseguimos um bom resultado. A equipe está bem contente e estou satisfeito com a evolução que temos apresentado”, completou o piloto, de 21 anos.

A temporada da World Series terá início no dia 17 de abril, em Alcaniz. A categoria é um dos últimos degraus para a Fórmula 1 e revelou talentos como Sebastian Vettel e Robert Kubica para a categoria máximo do automobilismo.