Mineiro Guilherme Silva confirma participação no Sul-Americano de F-3

18 de março de 2011

No início da tarde desta quinta-feira, dia 17 de março, o piloto mineiro Guilherme Silva, de 16 anos, assinou com a equipe HiTech Racing Brasil – braço sul-americano do time inglês, a sua participação na temporada completa do Campeonato Sul-Americano de F-3.

A competição, que terá seu final de semana inicial entre os dias 25 e 27 de março, terá em 2011 um calendário composto por nove rodadas sendo sete delas triplas (três corridas) e duas duplas. O cronograma prevê corridas no Brasil, Argentina e Uruguai sendo que as provas do exterior serão disputadas em circuito de rua.

Apesar de apenas duas competições de F-3 em seu currículo, sendo elas a preliminar do GP Brasil de F-1, disputado em novembro/2010 e o F-3 Brazil Open, em janeiro/2011, Silva tem um histórico no automobilismo que teve início em 2004, quando começou a correr de kart. De lá até os dias atuais o piloto venceu todos os principais campeonatos de kart no país além de dois anos competindo de kart na Europa, pela equipe italiana Tony Kart, uma das mais respeitadas do mundo.

A preparação de Guilherme para o Sul-Americano de F-3 foi planejada de modo a deixar o piloto com uma bagagem realmente grande de testes antes de partir para as competições. Desde o mês de agosto de 2010 até o F-3 Brazil Open o piloto fez vários dias de treinos visando, principalmente, o conhecimento do carro e o aprimoramento de sua técnica de pilotagem.

Rodrigo Contim, engenheiro chefe da equipe, comenta a sua expectativa com relação ao piloto. “O início do projeto do Guilherme com a Hitech aconteceu no segundo semestre de 2010. Nesta preparação utilizamos praticamente todos os autódromos do Brasil. Isso fez o Guilherme, apesar da pouca idade, desenvolver de forma surpreendente a sua pilotagem e nível técnico. Os primeiros treinos foram apenas para habituar-se ao F-3, e com o decorrer do programa a evolução e competitividade foram aumentando de forma gradual. Acredito que percorremos por volta de 10.000km entre treinos e corridas, ratificando a excelente pré-temporada que fizemos como preparação para a temporada”.