Popó Bueno e Alceu Feldmann, destacam importância do “push-to-pass”

18 de março de 2011

Considerada uma das categorias mais competitivas do mundo, a Stock Car ganhará mais um reforço para tornar suas corridas mais atrativas para o público: o novo sistema do botão de ultrapassagem (“push-to-pass”), que neste ano passa a oferecer 35% de ganho de potência.

“Ainda não conseguimos avaliar em termos reais de quantos cavalos a mais o motor terá quando o sistema for acionado, mas o certo é que ajudará ainda mais na ultrapassagem”, avalia Popó Bueno (foto), piloto da equipe Comprafacil.com.

O chefe da equipe, o engenheiro Thiago Meneghel, também avalia que o sistema tornará as corridas de 2011 ainda mais emocionantes.

“Como o sistema só é acionado depois de cinco segundos que o piloto aciona o botão, isso impossibilita que um adversário use o mesmo push-to-pass para se defender”, explica Meneghel.

Cada piloto tem direito a 12 utilizações, que duram cerca de 20s cada. Após um uso, o próximo só é liberado depois de dois minutos – uma luz verde no painel indica para o piloto de que o sistema está disponível.

Esta utilização mais potente, no entanto, só será usada no domingo. Hoje, nos treinos livres, os pilotos não puderam testar a novidade, que só é ativada para a corrida. Com isso, o foco do trabalho da equipe foi a adaptação ao novo composto de pneu da Goodyear e o novo asfalto de Curitiba.

Segundo o paranaense Alceu Feldmann (Comprafacil.com/Fertipar), que, por sinal, é o piloto em atividade com o maior número de provas disputadas na Stock Car (135 GPs desde 2000), o primeiro dia de trabalho foi muito produtivo.

“Ainda estou me adaptando e perdemos tempo com problemas no sistema de alimentação do motor, mas os resultados já começaram a aparecer”, destaca o piloto, que ficou em 11º lugar nos treinos livres desta sexta-feira.

Popó Bueno teve um bom início, ficando na sexta colocação no primeiro treino. Mas depois teve duas sessões atribuladas, com problemas no sistema de direção e no motor – que foi trocado hoje. “Começamos bem, mas depois andei muito pouco. Mas temos potencial para estar bem posicionados amanhã”, diz.

Neste sábado, os pilotos disputam o treino que define o grid de largada. A corrida será no domingo, às 11h (horário de Brasília), com exibição dentro do programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

Fotos: Cleocinei Zonta/RF1