Quinto no grid da GT, Jaime Melo mostra-se satisfeito com novo carro

18 de março de 2011

Com o brasileiro Jaime Melo ao volante, a Risi Competizione foi a melhor das quatro equipes que estreiam o modelo F458 Italia da Ferrari nas tomadas de tempo que definiram nesta sexta-feira (18) o grid de largada para as 12 Horas de Sebring. O time de Houston, que também inscreveu os finlandeses Toni Vilander e Mika Salo como pilotos, ficou com o quinto lugar entre os 19 carros da classe GT. A prática classificatória teve 53 carros na pista.

A corrida deste sábado (19) abre a temporada 2011 da American Le Mans Series e da Intercontinental Le Mans Cup, marcando também a estreia do modelo F458 no automobilismo mundial. Na mais rápida das cinco voltas que completou durante os 15 minutos da sessão que definiu as posições de largada, Melo percorreu o traçado de quase seis quilômetros em 2min02s290. Ficou a 0s729 do primeiro colocado em sua categoria.

A pole-position da GT é da Ferrari F430 da AF Corse – equipe que Melo seguirá defendendo na europeia Le Mans Series. Os pilotos do time italiano são os italianos Gianmaria Bruni e Giancarlo Fisichella e o alemão Pierre Kaffer. Em seguida no grid da classe GT aparecem o Corvette C6 ZR1 de Oliver Gavin/Jan Magnussen/Richard Westbrook e os BMW M3 GT dos trios Augusto Farfus/Bill Auberlen/Dirk Werner e Andy Priaulx/Dirk Mueller/Joey Hand.

Tendo em vista as primeiras horas da prova e o fato da tomada de tempos transcorreu sob as temperaturas mais altas da semana na Flórida até então – 29,5 graus na temperatura ambiente, com 42 graus na pista –, Melo e os engenheiros da Risi Competizione optaram por uma estratégia conservadora na escolha dos pneus. O regulamento determina que os pilotos comecem a corrida com o mesmo jogo de pneus utilizado no treino classificatório.

“Desta vez não tive nenhum problema com o carro e nem com o tráfego”, comentou o brasileiro. “Foi um resultado que me deixou bastante satisfeito, porque a gente se comprometeu a fazer o máximo hoje. Fiz questão de ir para a pista já quando começou o treino, consegui algum espaço para fazer voltas limpas e dei o melhor que podia. Estou convencido de que o carro, agora, está muito bom para a corrida, muito competitivo com o tanque cheio”, observou.

O nível de competitividade verificado a partir dos resultados da F458 Italia em Sebring motiva Melo. “É um carro novo, que a equipe só recebeu alguns dias antes de vir para Sebring. Todos aqui tiveram muito, mas muito trabalho durante a semana toda para que eu, o Mika e o Toni tivéssemos um carro tão confortável na pista. Posso dizer que encontramos um bom balanço”, finalizou Melo, que venceu a classe GT da prova em Sebring em 2007, 2009 e 2010.

As 12 Horas de Sebring, neste sábado, terão largada às 11h30 de Brasília e serão transmitidas para o Brasil pelo Speed Channel, com narração de Sérgio Lago e Roberto Figueroa – haverá uma interrupção na transmissão das 15h às 17h30, para exibição de uma prova da Nationwide Series.