Stock Car está mais rápida em Curitiba

18 de março de 2011

Depois de três meses e meio de férias a Stock Car volta a se apresentar, abrindo a temporada 2011 em Curitiba (PR) neste final de semana. Na primeira atividade desta sexta-feira os pilotos tiveram o primeiro contato com o novo asfalto do AIC – Autódromo Internacional de Curitiba e retomaram o uso dos pneus Goodyear com composto mais duro, utilizado pela categoria no ano retrasado.

Escolhido pela imprensa especializada como um dos três melhores pilotos nacionais nos dois últimos anos, o jovem Átila Abreu (Pioneer/Zinco Jeans/OTG/Baterias Líder) matou a saudade de acelerar e ficou surpreso com o desenvolvimento dos tempos na primeira atividade de pista da abertura do certame da principal categoria do automobilismo brasileiro.

“Não via a hora de acelerar. Este primeiro treino coletivo serviu para eu me soltar, readquirir a confiança e procurar o limite novamente”, comentou o quinto colocado do campeonato de 2010. “Agora com o asfalto novo e mais liso a pista está bem mais rápida. Este motivo e a utilização do motor mais potente desde o ano passado nos impediram de usar a mesma base de dados de acerto do carro das temporadas anteriores. Mas as reações são bem parecidas com os pneus do ano passado”.

No primeiro treino livre os pilotos já foram muito mais rápidos do que na última vez que a Stock Car visitou Curitiba. “Baixamos praticamente dois segundos ainda no primeiro treino. Agora depende essencialmente da temperatura ambiente nas próximas atividades para sabermos o quanto mais baixaremos com os carros mais acertados”, opinou o representante da Pioneer/Zinco Jeans/OTG/Baterias Líder.

Segundo a Goodyear, os pneus são de três a quatro ‘shore A’ mais duros em relação ao composto utilizado no ano passado. “Pelo menos aqui estamos sentindo pouca diferença em relação ao comportamento dos pneus. Agora vamos ver com a pista mais emborrachada e quente, quando analisaremos o seu desgaste e consequentemente a durabilidade”, complementou Mauricio Matos, Diretor Técnico da AMG Motorsport.

As atividades continuam na tarde de sexta-feira, com mais dois treinos livres de 50 minutos. No sábado acontece mais um treino livre pela manhã (50 minutos), com a disputa da primeira pole position sendo disputada a partir das 12h10. A primeira prova da Copa Caixa Stock Car será realizada a partir das 11 horas (de Brasília) de domingo, com transmissão pela Rede Globo de televisão.