Yurik Carvalho volta ao pódio da Granja Viana

21 de março de 2011

Após três semanas longe das competições o paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Birel / AMF Kart Parts), da categoria Júnior Menor, disputou neste sábado (19) a segunda etapa da Copa São Paulo de Kart. A competição foi disputada no Kartódromo Granja Viana, em Cotia, região metropolitana paulista e, em sua classe, 22 pilotos estiveram na disputa.

Carvalho treinou muito na quarta, quinta e sexta-feira buscando um ajuste ideal para seu kart. Como a competitividade da Júnior Menor é muito grande e o piloto está em seu segundo ano na categoria ele tem como principal objetivo buscar sempre o melhor acerto para seu kart afim de brigar sempre pelas vitórias.

Utilizando chassis Birel preparados pela Camargo Racing e motores preparados pela Tibola Competições Carvalho saiu da pista da tarde de sexta-feira acreditando que estava com um equipamento competitivo. Seus tempos eram praticamente iguais ao de seus principais concorrentes o que, na verdade, era o prenúncio de uma corrida muito disputada.

No sábado, porém, ao chegar ao kartódromo, todos foram surpreendidos com um tempo fechado e uma fina garoa que deixou a pista como um verdadeiro “sabão”. Yurik foi para a pista, mas, nestas condições até mesmo o acerto do kart fica prejudicado uma vez que a pista não está seca e nem completamente molhada.

Com toda a sua técnica e arrojo o Campeão Sul-Americano de Kart de 2009 conseguiu registrar a quarta melhor marca na tomada de tempos e, assim, partiu confiante para a corrida. A prova, que foi disputada menos de uma hora depois da tomada, ainda foi disputada com a pista úmida. Yurik fez uma boa largada e partiu para cima dos concorrentes em busca das primeiras posições. Mas, com o piso molhado, era muito difícil arriscar as ultrapassagens. Ele chegou a lutar pela liderança, mas, com muita cautela, preferiu garantir a maior quantidade de pontos possíveis e, assim, acabou finalizando a corrida na quarta posição e levando mais um troféu para a sua galeria.

“Apesar de não ter tido o desempenho que eu esperava para este final de semana acredito que nosso resultado foi bom. A pista parecia uma arena de patinação no gelo e estava muito difícil de guiar. O quarto lugar me levou ao pódio e me deu a chance de marcar importantes pontos para o Campeonato. Continuarei me dedicando muito e tenho certeza que as vitórias são uma questão de tempo”, encerrou o piloto de 12 anos.

Foto: Flávio Quick