Cesar Ramos é o quarto mais rápido nos testes em Paul Ricard

23 de março de 2011

O gaúcho Cesar Ramos, de 21 anos, completou nesta terça-feira (dia 22) mais um dia de testes pela pré-temporada da World Series by Renault. Desta vez, os pilotos da categoria estiveram em ação na pista de Paul Ricard, na França. Ramos, que faz sua estreia pela equipe Fortec Motorsports, encerrou o dia na quarta posição. O canadense Robert Wickens, da Carlin, foi o mais veloz.

Ramos, que não andava no circuito francês há alguns anos e nunca havia pilotado neste traçado, dedicou os treinos da manhã ao conhecimento da pista, mexendo bastante no acerto do carro. À tarde, já mais familiarizado com as manhas do circuito, pôde evoluir e andar entre os mais rápidos.

“Quando eu andei em Paul Ricard, em 2008, usamos um outro traçado. Então, pela manhã, passei boa parte do treino conhecendo bem a pista, que é bastante longa e tem suas ‘pegadinhas’. Trabalhei para me adaptar bem e fomos mexendo no acerto, que ainda não era o ideal”, contou o campeão da F-3 Italiana de 2010.

“No intervalo para o almoço, conversei bastante com a equipe, trocamos informações, analisamos a telemetria e acertamos o carro. De cara, ele já melhorou e pude virar rápido. Ai só fomos realizando alguns ajustes e, no final do treino, quando coloquei o jogo de pneus novos, consegui minha melhor volta, mostrando que os acertos foram positivos”, destacou Ramos.

Nesta quarta (23), último teste coletivo da pré-temporada, a equipe prossegue trabalhando no acerto na parte da manhã e planeja simular uma corrida no período da tarde.

“Estamos bem felizes com o andamento dos trabalhos. Fomos competitivos em todos os treinos até aqui. Já testamos no seco, no molhado e temos evoluído constantemente. Sem dúvida, os resultados vêm deixando toda equipe motivada para a estreia”, completou o jovem piloto.

A temporada da World Series, um dos últimos degraus para a Fórmula 1, terá início no dia 17 de abril, em Alcaniz, na Espanha. Após os testes em Paul Ricard, Ramos terá ainda mais um dia de teste privado, em Monza (Ita), no dia 29.

Foto: Paolo Pellegrini