Fórmula Indy abre temporada neste fim de semana em pista de rua

23 de março de 2011

A largada para a temporada 2011 da IndyCar Series será dada no próximo fim de semana para a disputa do Grande Prêmio de St. Petersburg. A partir desta sexta-feira (25/03), os pilotos da categoria entram no traçado de rua da cidade da Flórida (EUA) para os primeiros treinos livres. Cinco brasileiros estarão na briga pelo título da Fórmula Indy neste ano: Bia Figueiredo (foto) – (Dreyer & Reinbold Racing); Hélio Castroneves (Team Penske); Vitor Meira (A.J. Foyt Racing); Raphael Matos (AFS Racing); e Tony Kanaan (KV Racing Technology-Lotus). No domingo (27/03), as 100 voltas no circuito urbano de 2.896 metros terão transmissão ao vivo pela Band, a partir das 13h30.

Assim como a terceira etapa, a ser disputada em Long Beach, St. Petersburg é uma pista de rua e, por essa configuração, deve indicar quais são os favoritos para a disputa da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé – a etapa brasileira da F-Indy que será disputada no Circuito do Anhembi, nas ruas da capital paulista. Nas duas últimas edições, a vitória em St Petersburg ficou com dois pilotos australianos, ambos da equipe Penske. Em 2009, Ryan Briscoe foi o vencedor, enquanto no ano passado o primeiro a receber a bandeira quadriculada foi Will Power.

Atual vice-campeão da Fórmula Indy, o piloto do carro número 12 tem mais uma boa retrospectiva para o GP da Flórida. Em 2010, Power foi o vencedor da São Paulo Indy 300, etapa de abertura da temporada, que também ficou marcada como a primeira prova realizada pela categoria na América Latina.

Outro piloto da Penske, o brasileiro Hélio Castroneves venceu a corrida em St Petersburg em duas oportunidades. Helinho completou as 100 voltas em primeiro lugar nas provas de 2006 e 2007. No ano de sua segunda vitória, Castroneves também cravou a pole position, fato repetido por Tony Kanaan há três anos. Recém contratado pela equipe KV Racing Technology-Lotus para a temporada 2011, Kanaan já chegou ao pódio em quatro vezes nas ruas da Flórida. Em 2005, foi o segundo colocado, e entre 2006 e 2008 terminou na terceira posição.

Fotos: Benito Santos –  Bruno Terena / ReUnion Press –   Divulgação / IndyCar Series