Galid Osman confia em novo pódio no Brasileiro de Marcas

28 de julho de 2011

Depois de conquistar dois pódios na etapa de Interlagos do Campeonato Brasileiro de Marcas, chegou a hora de Galid Osman “pagar” pelo bom desempenho no autódromo paulista. Neste final de semana, no Rio de Janeiro, o piloto do BMC Racing Team vai ter de carregar 30kg de lastro em seu Chevrolet Astra. Pelas contas de Galid, isto deve custar a ele cerca de dois décimos por volta. Mas ele não está preocupado.

“O lastro do sucesso pesa, mas nem tanto”, brincou. “Na última corrida, em São Paulo, ele não foi determinante. Com 40kg a mais no carro, o Thiago Camilo venceu a corrida de domingo. O Daniel Serra estava com 50kg a mais e fez excelentes tempos”, afirmou Galid, que considera ainda que o traçado de Jacarepaguá irá ajudá-lo.

“A pista de Interlagos tem muitas retas e subida, o que faz com que o lastro realmente atrapalhe um pouco. Mas no Rio o circuito é plano e composto por muitas curvas, o que diminui o impacto do peso extra que terei que carregar”, completou.

Pelo regulamento da competição, os cinco primeiros colocados do campeonato são obrigados a correr com peso extra para dar mais equilíbrio ao campeonato. O primeiro colocado, Thiago Camilo, sairá com 50kg a mais. Alceu Feldman, vice-líder, terá 40kg. Galid é o terceiro colocado na tabela e por isso leva 30kg. Valdeno Brito, que está em quarto, terá 20kg. Já Daniel Serra e Thiago Marques estão empatados na quinta posição e terão 10kg cada um.

Se por um lado o lastro não preocupa, o mesmo não se pode dizer dos pneus. Jacarepaguá é conhecido por ter um dos asfaltos mais sujos e abrasivos do país. E no Brasileiro de Marcas cada equipe pode usar no máximo dois jogos lacrados por final de semana, sendo que todos os carros iniciam os treinos livres de sábado com compostos novos.

“Conservar os pneus será muito importante. Se por um lado o lastro não determinará quem vai ao pódio ou quem larga na pole, a estretégia para os pneus pode definir uma corrida. Estou conversando bastante com a equipe para vermos qual o melhor caminho a seguir”, finalizou o piloto do BMC Racing Team.

Jacarepaguá será palco da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas. Cada etapa é composta por duas provas, ambas no domingo. A largada da primeira bateria está marcada para as 10h40. A segunda acontece às 13h25, com transmissão ao vivo da Rede TV!

Confira a programação:

Sábado – 30 de julho
Treino 1
Grupo A – 9h15 as 10h00 – Maximo 23 voltas
Grupo B – 10h10 as 10h55 – Maximo 23 voltas

Treino 2
Grupo A – 13h20 as 14h05 – Maximo 23 voltas
Grupo B – 14h15 as 15h00 – Maximo 23 voltas

Classificação
16h30 as 16h40

Domingo – 31 de julho
Corrida 1 – 10h40
Corrida 2 – 13h25