“Posição no grid vai ser ainda mais decisiva neste fim de semana”, aponta Pedro Nunes

28 de julho de 2011

Para o piloto brasileiro Pedro Nunes o grande desafio da sexta etapa da GP3 Series 2011 já tem data e hora marcados para acontecer. Será às 3h50 do próximo sábado (30), pelo horário de Brasília. A categoria desembarca no próximo fim de semana em Budapeste, na Hungria, para duas provas em um dos circuitos considerados menos amigáveis para ultrapassagem em todo o calendário. Por isso, para Nunes, o resultado do treino de classificação – que será realizado na madrugada brasileira – vai ter reflexos ao longo de toda a rodada.

“Serão 30 minutos que vão ditar o ritmo de todo o fim de semana. Será preciso sair no momento exato dos boxes, com concentração máxima, para aproveitar tudo que puder do carro e dos pneus. Quanto mais à frente puder largar, obviamente será melhor para brigar por um bom resultado”, apontou Pedro Nunes (OGX/Cacau Show).

Com 4.381 km de extensão, o circuito húngaro é um dos mais famosos do automobilismo mundial. A pista recebe o Mundial de Fórmula 1, por exemplo, desde 1986 e já foi palco de eletrizantes duelos da categoria – como a disputa entre Nelson Piquet e Ayrton Senna no GP de 1986, até hoje lembrada como uma das mais intensas disputas por posição da história.

Mas o retrospecto de grandes corridas se deve, principalmente, ao fato de a pista ter poucos pontos de ultrapassagem. Por isso, em uma categoria equilibrada como a GP3 Series – que teve dez vencedores diferentes nas dez provas que disputou este ano -, o treino de classificação ganha ainda mais importância.

“Nos treinos do ano passado tínhamos 20 carros no mesmo segundo. É uma pista onde os detalhes e, principalmente, a posição de largada, fazem toda diferença. Meu grande objetivo é andar bem na classificação para depois traçar a estratégia para a corrida”, comentou Pedro, que participou dos testes coletivos que a GP3 fez em Budapeste no mês de junho e, na época, já enfatizava o bom acerto do carro da equipe Lotus-ART para as provas.

Os treinos para a etapa da Hungria da GP3 Series começam na próxima sexta-feira. O treino classfiicatório e a primeira prova do final de semana serão realizados no sábado, enquanto o domingo encerra a programação com a segunda prova horas antes do GP local de Fórmula 1. Confira a programação da categoria (horários de Brasília):

Sexta-feira – 29/7
Treino livre 1 – 3h45
Treino livre 2 – 9h50

Sábado – 30/7
Treino classificatório – 3h50
Corrida 1 – 12h20

Domingo – 31/7
Corrida 2 – 3h30