Yann Cunha volta a Spa-Francorchamps

28 de julho de 2011

Cerca de um mês atrás, o brasiliense Yann Cunha era destaque entre as equipes do European F-3 Open após o final de semana que a competição realizou no circuito de Spa-Francorchamps na Bélgica. Em seu ano de estreia no automobilismo europeu, Yann decidiu disputar as provas dessa competição como forma de ganhar quilometragem e experiência para seu foco principal em 2011, que é o Campeonato Britânico da categoria.

Naquela rodada em Spa, Yann esteve na briga pela vitória da primeira corrida quando foi tocado e tirado da pista enquanto brigava pelo segundo lugar. Na corrida final, saiu da 16ª posição e, com um ritmo que impressionou inclusive chefes de outras equipes, terminou em sétimo.

Agora Yann volta à Bélgica para correr neste final de semana pelo Campeonato Britânico de Fórmula 3 – que, como série internacional, corre também fora do Reino Unido e, em Spa-Francorchamps, realiza a sétima das dez rodadas deste ano. Em uma pista marcada pelos sete quilômetros de extensão do seu traçado, a experiência será um grande ponto a favor do brasileiro no final de semana.

“Acho que a maior parte do trabalho que eu teria neste final de semana já está feita, que é conhecer a pista e chegar ao limite nela. É um circuito longo, com todos os tipos de curvas. Por isso é muito difícil para se adaptar completamente a ele em poucos treinos. É justamente esse meu objetivo correndo também no European Series de Fórmula 3: chegar para as provas já conhecendo as principais pistas”, avalia o brasiliense.

A rodada deste final de semana da F-3 Inglesa acompanha outro grande evento do automobilismo europeu: as 24 Horas de Spa-Francorchamps. Por isso, os treinos da categoria começaram já nesta quinta-feira, e as corridas serão disputadas entre sexta-feira e sábado. Sem a dificuldade inicial de se adaptar ao circuito, Yann acredita que a etapa é propícia para buscar mais pontos em seu ano de estreia no campeonato.

“Vai ser uma das rodadas mais difíceis do ano, pelas dificuldades que a própria pista impõe. Por outro lado, estou bastante tranqüilo com o fato de já saber ‘para que lado a pista vira’”, comentou o brasileiro, utilizando a gíria do automobilismo. “Espero sair da Bélgica com alguns pontos a mais no campeonato”, completou.

O treino classificatório e as duas primeiras provas desta rodada serão realizados nesta sexta-feira na Bélgica. A Fórmula 3 encerra sua participação no evento com a terceira corrida no sábado. Confira a programação da categoria (horários de Brasília):

Sexta-feira – 29/07
Treino classificatório – 4h50
Corrida 1 – 8h15
Corrida 2 – 11h30

Sábado – 30/07
Corrida 3 – 11h45