Galid quer vitória em Jacarepaguá

31 de julho de 2011

Os pilotos que estavam acostumados com o traçado de Jacarepaguá de categorias como a Stock Car ou a Copa Montana tiveram uma surpresa neste final de semana: o traçado do autódromo carioca sofreu uma pequena alteração para a realização da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas. Em vez de os carros passarem pelo oval utilizado pela Indy no Rio de Janeiro, eles utilizaram a Curva Sul. Há anos este desenho não era usado.

“Eu, pelo menos, não corro neste traçado desde 2005, quando disputava a Fórmula Renault. Não foi difícil se adaptar, mas, como no Brasileiro de Marcas os treinos livres e a classificação ocorrem no mesmo dia, todas as novidades pesam”, contou Galid Osman, que marcou 1min20s031 na tomada de tempos deste sábado e vai sair na 11ª colocação.

O traçado, entretanto, foi o menor dos problemas do piloto do BMC Racing Team. Por conta de um rompimento na mangueira de óleo durante uma escapada no segundo treino livre, o carro de Galid teve que ser totalmente desmontado e só ficou pronto para entrar na pista restando cinco minutos para o início da tomada classificatória.

“Foi complicado porque meu carro estava muito longe do ideal. Tanto na montagem quanto no acerto. Então não consegui brigar pelas primeiras posições do grid. Agora é procurar somar o maior número de pontos possíveis na primeira prova, ficar entre os oito primeiros e tentar lagar bem na segunda corrida para brigar por uma vitória”, contou. No Brasileiro de Marcas, o grid da segunda prova é invertido para os oito primeiros colocados da primeira bateria

O mais rápido dos treinos livres em Jacarepaguá foi Valdeno Brito, com o tempo de 1min18s497. É a terceira vez na temporada que ele será o pole position da primeira bateria. O paraibano foi ainda mais rápido no somatório dos dois treinos livres do dia com 1min18s574. Galid Osman foi o oitavo nos testes ao marcar 1min20s346 na primeira atividade.

A rodada dupla válida pela terceira etapa do campeonato acontece neste domingo. A primeira corrida do dia está marcada para as 10h40. Já a segunda bateria acontece às 13h25 e conta com transmissão ao vivo da Rede TV!

Foto: Miguel Costa Jr/RF1