Corrida do Milhão começa com testes nesta quinta

2 de agosto de 2011

As equipes da  Stock Car fazem nesta quinta-feira (4) os últimos preparativos antes dos treinos oficiais para a Corrida do Milhão, marcada para 7 de agosto, no Autódromo de Interlagos (SP). A Vicar, organizadora do Campeonato, e a Confederação Brasileira de Automobilismo, usarão o treino extra, marcado para às 13h30, para testar a chicane na Curva do Café. A medida paliativa foi testada durante o Campeonato Brasileiro de Marcas, mas os pilotos – alguns deles que também compõem o grid da Stock Car – pediram para que fossem feitas algumas modificações.

A chicane foi utilizada nos testes coletivos da Stock Car em 2008, mas não foi aprovada. Na época, os pilotos reclamaram da falta de aderência do asfalto. Alguns pilotos preferem aguardar o teste desta quinta-feira para fazer uma nova avaliação. É o caso de Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi / JF Racing). “Só poderemos ter a noção exata da interferência desse ponto e também das questões de segurança depois de corrermos ali. Por isso, os testes são tão importantes”, avalia Sperafico, que já venceu em Interlagos em 2002, quando corria pela F-3000.

Uso ou não de chicane, prêmio milionário para o vencedor e a participação do ex-campeão mundial de Fórmula 1, Jacques Villeneuve são ingredientes que aumentam a ansiedade dos pilotos para a da 7ª etapa da temporada. Porém, Sperafico garante que vai encarar esta corrida com normalidade. “A nossa equipe está procurando melhorar o desempenho do carro para torná-lo mais competitivo e somar pontos. O objetivo é fazer uma prova com equilíbrio e muita estratégia”, revela.

A família Sperafico terá mais uma missão nesta etapa: Ricardo Sperafico, irmão de Rodrigo, além de disputar a Corrida do Milhão com o Peugeot #20 da Prati-Donaduzzi / Amir Nasr Racing, também será o “professor” de Villeneuve. Como o piloto canadense nunca guiou um carro de Stock Car, Ricardo vai contribuir com dicas e sugestões sobre o melhor acerto do carro.

Os treinos livres oficiais iniciam na sexta-feira (5) e terminam no sábado (6), quando acontece a sessão classificatória que define o grid de largada. A prova de domingo (7) terá transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

Natural de Toledo (PR), Rodrigo Sperafico iniciou no automobilismo aos 10 anos de idade, quando começou a correr de kart. Possui experiência em competições internacionais com passagens pela Fórmula Ford, F-3, F-3000 e a World Series Nissan. Em 2004, estreou na Stock Car, conquistando o vice-campeonato da Copa Nextel Stock Car três anos depois, com duas vitórias e três pole position. Atualmente, o piloto paranaense disputa a Copa Caixa Stock Car e a Itaipava GT3 Brasil.


Fotos: Vanderley Soares – Divulgação.