Franzoni corre rodada da Fórmula Abarth em Spa

2 de agosto de 2011

O paulista Victor Franzoni participa da rodada dupla do Campeonato Europeu de Fórmula Abarth neste fim de semana em Spa-Francorchamps (Bélgica). A revelação da Fórmula Futuro Fiat aproveitou a folga no calendário para aceitar o convite da CRAM Competition. Com apenas 15 anos, Franzoni será parceiro do carioca Nicolas Costa, que no Campeonato Italiano está defendendo a equipe dirigida por Marcelo Rosei como um dos prêmios pela conquista da Fórmula Futuro Fiat em 2010.

Franzoni ocupa a  colocação da Fórmula Futuro Fiat e se tornou o piloto mais jovem a vencer uma prova válida por campeonato brasileiro ao ganhar a segunda etapa da categoria idealizada por Felipe Massa em maio em Interlagos. Na semana passada, realizou um teste com o monoposto da Fórmula Abarth em Franciacorta com resultados satisfatórios. “Mesmo usando apenas um jogo de pneus, fiquei a apenas três décimos do tempo de referência. Foi um bom treino, o carro estava acertadinho”, disse Franzoni, que no fim do ano passado disputou as corridas do torneio de inverno do Italiano de Fórmula Abarth em Varano.

A chance de correr na Bélgica veio da antiga relação de um de seus empresários com a equipe italiana. Ricardo Tedeschi foi o responsável pela estreia de Felipe Massa no automobilismo internacional em 2000, ano em que o astro da Ferrari levantou os títulos da Fórmula Renault européia e italiana pela CRAM Competition. Apesar da longa vivência da escuderia em séries de base, Franzoni reconhece que as dificuldades em Spa serão enormes. “Terei apenas dois treinos de 30 minutos na sexta-feira para me adaptar a um traçado de sete quilômetros de extensão. Acredito que só vou me entender com o circuito durante as provas.”

A quinta etapa será disputada sábado e a sexta no domingo, ambas com duração de 28 minutos mais uma volta. A liderança do campeonato é do russo Sergey Sirotkin, com 50 pontos. Costa aparece em 7º com 16.

Fotos: Carsten Host – Divulgação.