Scott Dixon vence em Mid-Ohio

7 de agosto de 2011

Mais uma etapa da Fórmula Indy chega ao fim, desta vez, com Scott Dixon pela primeira vez no ano no topo do pódio. O piloto da Ganassi liderou a prova por muito tempo, fazendo 2 paradas nos pits durante as 85 voltas da prova, e vencendo a batalha com o seu companheiro, Dario Franchitti, que segue líder do campeonato com a segunda colocação. Ryan Hunter-Reay completou o pódio na terceira posição.

Na 4a e 5a posição, terminaram dois pilotos da KV Racing Tecnology – Lotus, que se confirma como uma das grandes forças do ano, com Takuma Sato e o brasileiro Tony Kanaan, fazendo uma incrível prova de recuperação, pois largou na 16a posição. O resultado manteve o baiano na 4a colocação na classificação geral.

O circuito misto de Mid-Ohio, de 3,6 km, foi a décima primeira etapa do ano, restando apenas 6 provas para o final da temporada.

A corrida:  Em uma prova consideravelmente calma, a entrada da primeira bandeira amarela aconteceu quando Sebastian Saavedra na volta de número 23 bateu na proteção de pneus. Na relargada, o brasileiro Hélio Castroneves foi obrigado a fazer uma parada nos boxes depois de um toque em Sato e Jr. Hildebrand, nenhum dos pilotos saíram da prova. O pequeno incidente não ocasionou bandeira amarela na pista.

A segunda bandeira amarela da prova aconteceu na volta de número 57, quando Graham Rahal rodou na pista, abandonando a prova em seguida. Desse momento por diante, a corrida continuou constante, sem muitas ultrapassagens na pista que possue apenas uma pequena reta.

Na volta 60, durante a relargada, Dixon superou Franchitti e recuperou a liderança da prova para não perder mais até o final. Wil Power, da Penske, vice-líder do campeonato, foi prejudicado pelo momento da bandeira amarela causada por Graham Rahal, e caiu para o final do pelotão, finalizando na 15a posição.

A Fórmula Indy segue sem intervalos para o oval de New Hampshire, que acontece na próxima semana. A corrida acontece no próximo domingo (14).

Final do GP de Mid-Ohio :

1. Scott Dixon – Ganassi, 85 voltas
2. Dario Franchitti – Ganassi
3. Ryan Hunter-Reay – Andretti Autosport
4. Takuma Sato – KV Racing
5. Tony Kanaan – KV Racing
6. Alex Tagliani – Sam Schmidt Motorsports
7. Marco Andretti – Andretti Autosport
8. Oriol Serviá – Newman Haas
9. Sébastien Bourdais – Dale Coyne
10. Vitor Meira – AJ Foyt
11. Charlie Kimball – Ganassi
12. Simona de Silvestro – HVM Racing
13. Simon Pagenaud – Dreyer & Reinbold
14. Will Power – Penske
15. Ernesto Viso – KV Racing
16. Ryan Briscoe – Penske
17. Bia Figueiredo – Dreyer & Reinbold
18. Mark Plowman – Sam Schmidt Motorsports
19. Hélio Castroneves – Penske
20. James Hinchcliffe – Newman Haas
21. Danica Patrick – Andretti Autosport
22. Ed Carpenter – Sarah Fisher Racing
23. James Jakes – Dale Coyne
24. Graham Rahal – Ganassi
25. JR Hildebrand – Panther
26. Mike Conway – Andretti Autosport
27. Sebastian Saavedra – Conquest

Foto: Dan Helrigel/ IndyCar – Divulgação.