Paraná tem 14 classificados para Copa das Federações de Kart

11 de agosto de 2011

A primeira edição da Copa das Federações de Kart só será realizada no primeiro trimestre de 2012, mas já desponta como uma das principais competições do kartismo brasileiro. A competição foi criada pela CNK (Comissão Nacional de Kart), órgão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que tem como presidente o paranaense Rubens Gatti e como conselheiro o piloto paulista Felipe Giaffone. Gatti é também o presidente da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).
Vão participar da Copa das Federações o campeão e o vice-campeão de todas as categorias dos campeonatos estaduais e dos regionais, como Sul-brasileiro, Sudeste, e Centro-oeste.

O estado do Paraná terá uma das maiores delegações na competição e já conta com 14 pilotos classificados. Eles conquistaram o direito de disputar a mais nova competição do kartismo brasileiro no Campeonato Sul-brasileiro, encerrado em junho. Integram a lista os pilotos Mateus da Silva (Curitiba) e Zyon Andriguetto (Curitiba), na categoria Mirim; Edgar Bueno Neto (Cascavel) e Gustavo Jorge (Curitiba), Cadete; Felipe Drugovich (Maringá), Super Cadete; Fernando Bueno (Curitiba), Júnior Menor; George Christophis Neto (Curitiba) e Nicolas Salmini (Curitiba), Novatos; Henrique Zandavalli (Cascavel), Graduados; Jandre Nunes (Curitiba) e Sérgio Botto (Curitiba), Sênior B; Alessandro Xavier (Curitiba) e Doglas Pierosan (Curitiba), Sênior A; e Gustavo Myasava (Cascavel), na categoria Sudam Júnior.

A delegação paranaense será completada no dia 18 de setembro, quando será disputada a final do Campeonato Paranaense, no Kartódromo do Jordão, em Guarapuava.

Na categoria Mirim, André Vinicius Carlotto só precisa concluir a prova para garantir presença na Copa das Federações. Edgar Bueno Neto, que lidera a categoria Mirim no Paranaense já está classificado por ter sido campeão do Sul-brasileiro. Por isso abre a disputa das duas vagas e estão na briga Heloisy Fátima da Silva, Diogo Webber e Pedro Luca Tonet de Lara, todos de Cascavel.

Na Júnior Menor, Fernando Bueno, de Curitiba, garantiu a classificação no Sul-brasileiro e a outra vaga caminha para as mãos de Alysson Prestes, de Cascavel, que lidera o Paranaense. George Bruno Karan, de Guarapuava, deve ficar com um vaga da Júnior, ao passo que estão na disputa por duas vagas na Novatos os piloto Giorgio Valle Ramos (Curitiba), Nelson Behne (Francisco Beltrão) e Álvaro Zanela Júnior (Pato Branco).

Na categoria Graduados, Henrique Zandavalli, de Cascavel, garantiu sua classificação ao ser vice-campeão do Sul-brasileiro, e Gustavo Myasava, que disputa a categoria Graduados no Paranaense, já está classificados por ter sido campeão da Sudam Júnior no sul-brasileiro. Desta forma, a etapa de Guarapuava irá indicar dois pilotos e estão na briga Gabriel Casagrande (Pato Branco), Rafael Smaniotto (Foz do Iguaçu), Giovanni Tavares (Cascavel) e Pedro Henrique Saderi (Londrina).

Na categoria Sênior B, José Carlos Saderi (Londrina), Antônio Roberto de Oliveira (Londrina), Paulo Doro (Curitiba) e Jedson João Vicente (Cambé), disputam duas vagas. Já na Super Sênior, também brigando por duas vagas, estão Diego Webber (Cascavel), Everson Behne (Francisco Beltrão), Luciano Paiva (Cascavel), André Cruz (Campo Mourão) e Márcio Lago (Cascavel).

A categoria F-4 está com duas vagas em aberto e os candidatos são Émerson Futsuki (Guarapuava), Thatiane Chocoski (Campo Mourão) e Claudir Dallagnol (Guarapuava).

Foto: Orlei Silva/Divulgação