Suzuki SX4 inaugura categoria Sportcross

13 de agosto de 2011

Com  o Suzuki SX4, a montadora japonesa inaugura uma nova categoria, a Sportcross. O modelo vem com tração inteligente i-AWD nas quatro rodas, alia a agilidade dos hatchbacks, o desempenho dos esportivos, o espaço interno de um monovolume, a tração nas quatro rodas e a segurança de um SUV (Sport Utility Vehicle). Essas características fizeram com que o carro fosse classificado de diversas maneiras – e, desde sua chegada ao mercado brasileiro, pouco mais de um ano atrás, nem mesmo a imprensa conseguiu chegar a um consenso sobre o SX4. Há quem prefira defini-lo como hatchback, 4×4 compacto, off road, utilitário 4×4, minivan, SUV ou mesmo um legítimo crossover.

Escolhido pela Suzuki para dar formas ao SX4, Giorgetto Giugiaro, reconhecido por criar carros funcionais, com bom aproveitamento do espaço interno e ampla área envidraçada, partiu desta fórmula de sucesso para compor o projeto. As dimensões de 4,13m de comprimento, 1,73m de largura e 1,58m de altura proporcionam ao SX4 muita praticidade no trânsito urbano e maior agilidade no uso fora de estrada.

Um dos pontos altos do Suzuki SX4 é a visibilidade. A linha de cintura alta e diagonal, mais baixa na parte frontal do veículo, proporciona excelente campo de visão para todos os ocupantes, especialmente através do imenso para-brisa e das janelas laterais também amplas.

O acabamento interno do SX4 combina linhas retas e ângulos arredondados. O revestimento das portas e do painel exibe dois tons de cinza, com apliques de alumínio escovado no console e nos raios do volante forrado de couro, onde também são encontrados os controles-satélite do sistema de áudio. Os bancos são revestidos com tecido de fácil limpeza, na cor preta, com opção do acabamento em couro. O assoalho é totalmente forrado de carpete, também de fácil manutenção.

O painel de instrumentos, com fundo preto e iluminação em azul e vermelho, é completo e oferece velocímetro, conta-giros e indicadores do nível de combustível e da temperatura da água, além das luzes de alerta. O motorista dispõe de ajuste de altura do assento e da coluna de direção, e todos os comandos à mão. Os controles dos vidros, travas e retrovisores externos ficam no apoio de braço da porta. O conjunto de som inclui rádio AM/FM, CD player e MP3. Abaixo dele ficam os controles do ar-condicionado automático digital.

A alavanca do câmbio tem curso reduzido e os engates são feitos com precisão e suavidade. Próximo a ela, ficam as teclas de acionamento do sistema de tração inteligente i-AWD.

O sistema de direção, do tipo pinhão e cremalheira, tem assistência elétrica, que, além da comodidade e segurança, dispensa as verificações periódicas do fluido e elimina o descarte dessa substância tóxica no meio ambiente.

A transmissão do SX4 pode ser considerada seu maior item de segurança. O exclusivo sistema eletrônico de tração integral I-AWD (Intelligent All Wheel Drive) pode ter acionamento mecânico, com cinco marchas, ou automático, de quatro velocidades, com shift gate (trocas rápidas manuais), overdrive, lock up e gerenciamento eletrônico. O equipamento permite ao motorista, a um simples toque de botão, selecionar entre os modos 2WD (tração dianteira), 4WD AUTO – tração dianteira com sistema on-demand, que transfere a tração para as quatro rodas quando necessário, em situações em que a aderência com o pavimento é prejudicada, como asfalto molhado ou piso de terra e lama – e 4WD LOCK (tração total nas quatro rodas até 60 km/h). Dessa forma, o SX4 assegura esportividade, aderência, segurança e controle, independentemente da condição de piso.

O pacote de proteção do Suzuki SX4 é completo e contempla não só seus ocupantes, como também quem circula ao redor do veículo. O sistema de freios usa discos nas quatro rodas, e incorpora os sistemas ABS (antibloqueio), EBD (que distribui a força de frenagem em função da carga do veículo) e o BAS (para garantir força máxima no pedal de freio, auxiliando o motorista durante as frenagens de emergência).

Além de equipamentos diferenciados oferecidos na sua faixa de preço – como a tração inteligente ou os sistemas de auxílio à frenagem – e de outros já citados, o SX4 inclui: abertura interna da tampa do reservatório de combustível; brake-light; porta-objetos nas portas dianteiras; computador de bordo; console central com porta-copos; espelhos de cortesia para motorista e acompanhante; faróis de neblina; limpador do para-brisa intermitente; limpador e lavador traseiro; luzes de leitura, no porta-malas e central, acionada pelas cinco portas; rack de teto; relógio digital; sistemas antifurto Immobilizer e Keyless; rodas de liga leve 16″ com pneus 205/60; trava elétrica central; ventilação forçada e vidros elétricos. O sistema de áudio inclui quatro auto-falantes, quatro tweeters e antena de teto.

Produzido na planta da Suzuki localizada em Sagara, no Japão, o Suzuki SX4 tem preços sugeridos de R$ 59.990 (manual) e de R$ 64.990 (automático). Há ainda duas versões limitadas Mormaii, que inclui pneus maiores de uso misto, pintura personalizada, aerofólio, bumper guards, rodas na cor grafite e bancos em couro, entre outros itens exclusivos, incluindo o SportShower. A versão Sport Pack inclui pintura esportiva, bancos de couro, rodas na cor grafite, teto preto, entre outros.