Helio Castroneves recebe homenagens pela 200ª corrida no Team Penske

16 de agosto de 2011

A 12ª etapa da IndyCar Series, disputada neste domingo, 14 de agosto, no New Hampshire Motor Speedway, foi de altos e baixos para Helio Castroneves. De um lado, foi homenageado por sua 200ª corrida no Team Penske. De outro, viu-se alijado das primeiras posições da MoveThatBlock.com Indy 225 em razão de um acidente.

Além de ter no carro a inscrição “200th Race”, Castroneves foi surpreendido, no domingo, com um bolo especialmente decorado para a ocasião e ofertado pelos membros da equipe. As palavras de Roger Penske deixaram o piloto brasileiro emocionado. “Foi muito legal, pena que a corrida não ajudou”, ponderou.

De fato, pela evolução do carro  durante os treinos livres, o piloto brasileiro estava otimista para a corrida no oval de uma milha de Loudon, NH. Entretanto, sofreu uma escapada de pista na segunda relargada, com danos à suspensão traseira direita.

Naquele momento a pista estava com baixa aderência por conta da alta umidade, prenúncio da chuva que estava por vir e que antecipou a largada em 23 minutos. Foram necessárias algumas voltas nos pits e, ao final, recebeu a bandeirada de chegada em 17º e com 13 voltas de atraso.

“É lamentável que tenha pego alguma turbulência no início da corrida, rodado e batido no muro, o que nos custou muitas voltas. Meu mecânicos fizeram excelente trabalho e pude voltar para a pista. Definitivamente, o carro estava em condições de chegar entre os 10 primeiros”, lamentou.

Vencida por Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, a corrida foi encerrada na volta 215, em lugar das 225 previstas. Tudo por conta de bandeira vermelha que se mostrou inevitável após múltiplo acidente na última relargada. A chuva já estava presente, mas a direção da prova autorizou a relargada, faltando dez voltas.

Will Power, por ter reclamado contra a condições da pista e se envolvido no acidente, manifestou-se contra a direção de prova de forma veemente. Castroneves se solidarizou com o companheiro de equipe. “Sei bem o que você está sentindo, meu amigo”, escreveu na sua conta no Twitter (www.twitter.com/h3lio), reportando-se a Edmonton 2010, quando teve vitória retirada por decisão da mesma direção de prova.