Jaime Melo comemora primeira vitória na temporada da ALMS

21 de agosto de 2011

Chegou, enfim, o dia da primeira vitória de Jaime Melo na American Le Mans Series com a nova Ferrari F458 Italia. O brasileiro da Risi Competizione e seu parceiro finlandês Toni Vilander venceram a classe GT da sexta etapa, neste sábado (20) em Elkhart Lake. Eles dividiram o pódio com as duas duplas do Team BMW-RLL – Bill Auberlen e Dirk Werner terminaram segundo, com Dirk Mueller e Joey Hand, líderes do campeonato, em terceiro.

A vitória em Elkhart Lake foi a 18ª da carreira de Jaime Melo na American Le Mans. Ele foi, também, autor da volta mais rápida da prova – completou a 40ª passagem em 2min06s284, com média de 185,667 quilômetros para o traçado de 6.513 metros da pista de Road America. Melo cumpriu o primeiro e o último turno de pilotagem durante as quatro horas de corrida. A sétima e antepenúltima etapa, no dia 3 de setembro, será na pista de Baltimore.

“Tem sido um ano difícil para nós, tivemos muito problemas com o carro novo no começo da temporada, mas finalmente conseguimos essa vitória, e isso é realmente importante para nós e para a Ferrari. Foi a primeira vitória do novo carro e outras virão”, prometeu o piloto brasileiro. “Isso só prova que estamos certos em manter e foco. A Risi mais uma vez mostrou que estamos aqui para vencer e não desistimos nunca”, desabafou, após a premiação no pódio.

Melo frisou a importância dos novos pneus que a Michelin desenvolveu. “Fizemos toda a corrida com esses pneus, que são muito resistentes”, avalizou. “O começo da corrida foi duro, nós tivemos disputas fortes com Corvette e BMW. Eu sabia que tinha de apostar em algo que a gente poderia usar, porque eles sempre têm algo a mais. Felizmente, tínhamos tudo à mão para manter um bom ritmo, a estratégia foi ótima, Toni também fez um grande trabalho”, apontou.

Toni Vilander comemorou a primeira vitória de sua carreira na American Le Mans Series. “Primeiro de tudo eu tenho de agradecer ao Jaime pelo grande trabalho que fez, a velocidade que ele conseguiu no fim foi incrível. A estratégia de pit stops foi impressionante, a rapidez com que os rapazes fizeram as trocas de pneus e o reabastecimento foi algo especial, e isso nos permitiu ultrapassar vários carros, especialmente na última bandeira amarela”, falou.

Giuseppe Risi, o proprietário da equipe, definiu a vitória em Elkhart Lake como “um dos maiores momentos da nossa história”. “É maravilhoso podermos dar à Ferrari a primeira vitória da F458 nos Estados Unidos. Nossos pilotos foram bárbaros, Jaime demonstrou claramente o que o incrível piloto que é. No último pit stop a equipe esteve inacreditável, todos os cálculos foram perfeitos. Um grande dia, muito especial”, exultou o chefe da Risi Competizione.

Texto: Luciano Monteiro – Foto:  Regis Lefebure/Divulgação.