Spa um teste duro para os pneus

23 de agosto de 2011

Após três semanas de férias, as equipes da Fórmula 1 voltam às pistas nesta semana, mais precisamente ao circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, favorito para a maioria dos pilotos pelos desafios que proporciona. E este desafio se estende também aos pneus: com 7.004 quilômetros de comprimento, é o traçado mais longo do calendário e possui curvas como a Eau Rouge (contornada a mais de 300 km/h) e a Blanchimont, que entraram para a história dos Grandes Prêmios por exigirem extrema habilidade dos pilotos e levar os compostos ao limite.

As dificuldades de Spa-Francorchamps, no entanto, não se resumem às altas velocidades e imensas forças G e alcançam as condições climáticas. O extenso circuito possui diferentes microclimas, o que significa que enquanto chove em uma parte da pista, o tempo pode estar completamente seco em outra.

Os dois tipos de compostos escolhidos pela Pirelli para a corrida são o P Zero Branco (médio) e o P Zero Amarelo (macio) – como nos GPs da Europa e da Alemanha –, mas é muito provável que os pneus de chuva e os intermediários também entrem em ação na Bélgica.

Spa-Francorchamps é um dos circuitos onde a Pirelli não fez testes ainda, mas sabe-se que está entre os que impõem as mais altas cargas verticais e laterais sobre os pneus. A grande extensão de cada volta irá acentuar a diferença de tempo entre os dois compostos, que provavelmente será de mais de um segundo, o que reforça a importância de uma boa estratégia. Mesmo assim, o desgaste dos pneus geralmente é muito baixo, devido às condições climáticas e ao traçado fluido da pista, com menos curvas travadas do que na maioria dos circuitos.

“Spa é uma das pistas mais imprevisíveis da temporada, e como nunca testemos aqui, possuímos poucos dados para analisar. Porém, pelo que vimos no passado, especialmente em Valência e Nurburgring, estamos confiantes de que a combinação de pneus médios e macios representa o equilíbrio certo entre desempenho e durabilidade”, explica Paul Hembery, diretor de Motorspots da Pirelli .

Foto: Pireli – Divulgação.