Federação Paranaense de Automobilismo completa 50 anos

24 de agosto de 2011

Na próxima Segunda-feira (29)  a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA)  completa 50 anos. Fundada no dia 29 de agosto de 1961, a entidade que administra o esporte motor no Paraná é hoje uma das mais atuantes do Brasil.

O pioneirismo da Federação Paranaense aparece logo em primeiros dias de existência, quando no dia 7 de setembro de 1961, nove dias depois de sua fundação, entra para a história como uma das entidades fundadoras da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). As outras entidades fundadoras da CBA são a Federação de Automobilismo de São Paulo, Federação Gaúcha de Automobilismo, Federação Carioca, Federação Mineira, além do Automóvel Clube de Brasília e Automóvel Clube de Blumenau (SC).

Rubens Gatti, atual presidente da FPrA, destaca o trabalho realizado por todos os dirigentes que passam pela entidade desde a sua fundação, enfatizando que o trabalho deles fez com que o Paraná seja hoje referência a nível nacional. “Hoje, somos reconhecidos pela CBA com uma das federações mais atuantes do Brasil”, acentua Gatti.

Gatti também destaca que no Paraná surgiram categorias e competições que hoje são destaques a nível nacional. “No Paraná nasceram competições como a Copa Brasil e o Sul-brasileiro de Kart. Também foi no Paraná que nasceram categorias como a Fórmula Truck, Pick-up Racing, Arrancadão de Tratores e a categoria Cadete no Kart”, frisa Gatti.

Foto: Orlei Silva/Divulgação