Yann Cunha estreia em Rockingham

1 de setembro de 2011

Mesmo tendo disputado mais de 20 provas nesta temporada de estreia no automobilismo europeu, o brasiliense Yann Cunha ainda tem novos desafios a enfrentar. Neste final de semana, o atual campeão da F-3 Sul-Americana faz sua estreia no circuito de Rockingham, na Inglaterra.

O autódromo, construído há exatos 10 anos com um traçado oval, recebe o Campeonato Britânico de F-3 em um de seus traçados mistos. Considerada a pista mais veloz da Europa, o circuito utilizado pela categoria de base também é um dos mais rápidos de seu calendário. E reabre a temporada depois de um mês das férias de verão no velho continente.

“Mais uma vez será um final de semana de muito trabalho e muito aprendizado”, destaca Yann Cunha. “Estou ansioso por correr nessa pista. É um autódromo moderno e um dos circuitos mais rápidos da Europa. Acho que tem tudo para as provas serem bem divertidas no final de semana, e espero sair de lá com um saldo positivo no campeonato”, completa.

O circuito usado pela F-3 Inglesa em Rockingham tem 3.122 metros de extensão e utiliza uma das curvas do circuito oval. Na categoria, o recorde da pista é do estoniano Marko Asmer com uma volta em 1m12s620. No oval de 1,5 milha, o recorde é do brasileiro Tony Kanaan estabelecido em 2001 pela extinta Champ Car. A bordo de um Ford/Lola, o brasileiro completou uma volta em 24s719, com uma média horária superior a 344 km/h.

“Meu objetivo para o final de semana é brigar no pelotão intermediário e marcar pontos. Enquanto a categoria tirou férias das corridas, aproveitei para aprimorar meu treinamento físico e o conhecimento sobre o carro, analisando os gráficos de corridas anteriores. Espero chegar mais preparado e seguir evoluindo no automobilismo europeu”, aponta Yann, que tem se destacado também no European Open de Fórmula 3, que disputa em paralelo ao Campeonato Britânico. Nessa competição, o brasileiro vem de dois pódios conquistados na etapa de Brands Hatch, em meados de julho.

Os treinos livres em Rockingham começam nesta sexta-feira com três sessões de pista aberta para a Fórmula 3. As corridas da rodada – válidas pelas 22º, 23º e 24º etapas do ano – serão disputadas entre sábado e domingo.

Foto: British F3/Divulgação.