Cláudio Gustamacchia vai estrear no Super Kart Brasil

14 de setembro de 2011

Um dos grandes eventos no kartismo brasileiro, a quarta edição do Super Kart Brasil (SKB) acontece neste fim de semana  no Kartódromo de Registro (SP), cidade próxima à fronteira do Estado com o Paraná. Cerca de 100 dos melhores pilotos nacionais estarão reunidos para a disputa do Troféu Lúcio Pascual Gascon, homenagem ao famoso preparador ‘Tchê’, que ganhou notoriedade mundial por ter lançado Ayrton Senna.

A principal prova do certame é da categoria Shifter, para karts com câmbio, que conta com pilotos de renome e de grande experiência internacional, como os irmãos Dirani, Dennis e Danilo, André Nicastro, Renato Russo, Rafael Suzuki, Leonardo Cordeiro, Felipe Fraga, entre outros. E no meio da jaula destas “feras”, vai estrear o jovem Cláudio Guastamacchia (Green Automóveis/Nimix Monitoramento), ainda competindo sua primeira temporada completa no esporte.

Sabendo que não tem muitas chances contra esses “leões”, o jovem (15 anos) piloto vai com o pensamento de absorver o máximo de aprendizado possível, visando evoluir sua técnica. “Acho legal participar. Dá pra aproveitar bem a chance de pegar mais experiência com os pilotos mais velhos e vitoriosos que competem na Shifter. E também dá pra pegar umas dicas de pilotagem com eles”, comentou.

No último fim de semana Guastamacchia teve a oportunidade de conversar com Dennis Dirani (Birel/Ciao), que acompanhou de perto as suas atividades na pista. Nunca tinha conhecido o tricampeão brasileiro e se surpreendeu ao ser apresentado: “Nossa! Muito da hora, cara!”.

“O que ele tem de idade, eu tenho de tempo correndo do kart. E nós vamos competir juntos na mesma pista”, disse Dennis Dirani, que também se surpreendeu. “Ele tem que aproveitar a oportunidade de pilotar com o pessoal que está a mais tempo no Kart, porque hoje você tem essa possibilidade de competir com pilotos mais experientes e tirar proveito disso, em termos de aprendizado”, analisou o piloto de 23 anos, que tem 15 anos de experiência em karts.

Em contraste, Claudinho completou 15 anos de idade nesta semana. “Só não vai roubar o número do meu irmão!”, brincou Dennis, com relação ao número de Guastamacchia, 28, o mesmo de seu irmão Danilo Dirani.

Os treinos oficiais acontecem durante toda a quinta-feira (15/9) e na sexta-feira (16/9) pela manhã. As provas serão disputadas a partir da tarde de sexta-feira, até o final da manhã de domingo (18/9). Serão disputadas quatro baterias para as categorias Shifter, Graduados, Júnior, Sênior e Super Cadete no traçado de 1.266 metros do Kartódromo de Registro. A corrida 1 será disputada na sexta (16), as corridas 2 e 3 no sábado (17) e a corrida 4 no domingo (18).

Além delas, o Kartódromo de Registro receberá as divisões Mirim, Cadete e Sprinter, que fazem parte do Campeonato Paulista de Kart. O jovem apoiado por Green Automóveis e Nimix Monitoramento disputará também a corrida da Sprinter, sua categoria de origem e onde enfrentará seus adversários mais habituais na temporada.

“Vai ser uma maratona. Por isso é importante ter um bom preparo físico. Tenho certeza que vou ganhar muita experiência e evoluir bastantes depois de tantas corridas no meio de gente muito boa”, destaca Cláudio Guastamacchia.

O Kartódromo de Registro está localizado a quatro quilômetros do centro da cidade, com acesso pelo km 448 da Rodovia Regis Bittencourt (BR-116), sentido norte. A entrada é grátis. O espaço conta com lanchonete e área de recreação. Haverá arquibancadas para acomodar o público, com entrada grátis durante toda a programação.

Foto: Mastermídia/Divulgação.